Conheça São Simão, cidade goiana com praia de água doce, boa gastronomia e belezas naturais

Cidade oferece diversas opções de lazer e belezas naturais

Praia do Lago Azul, em São Simão (Foto: reprodução)

Localizada no sudoeste de Goiás, há 368 km da capital, São Simão se destaca por suas belezas naturais, principalmente por sua proximidade com o Rio Paranaíba e a Represa de São Simão. Com pouco mais de 17 mil habitantes, o município tem se tornado um destino cada vez mais procurado por turistas em busca de tranquilidade, contato com a natureza e atividades aquáticas.

Atrações turísticas de São Simão

A principal atração de São Simão é, sem dúvida, sua represa, que oferece uma variedade de opções de lazer. Com águas límpidas e cercada por uma paisagem deslumbrante, a represa é o lugar perfeito para esportes náuticos como jet ski, pesca esportiva e passeios de lancha. Além disso, o local é ideal para quem deseja relaxar em suas praias artificiais, como a Praia do Lago Azul, uma das mais frequentadas, com infraestrutura de quiosques e áreas de lazer.

As Cataratas de Itaguaçu também são indispensáveis aos turistas que visitam São Simão, já que fica bem pertinho do município. O local oferece extrema beleza com suas quedas d’água e ainda possibilita a prática de esportes radicais.

Outro ponto turístico importante é o Porto de São Simão, que tem grande importância econômica e também funciona como um local de passeio, onde é possível admirar o movimento das embarcações e apreciar o pôr do sol à beira do Rio Paranaíba.

Cataratas de Itaguaçu, em São Simão (Foto: reprodução)
Cataratas de Itaguaçu, pertinho de São Simão (Foto: reprodução)

Gastronomia

A culinária local reflete a tradição goiana, com destaque para pratos como o peixe na telha, uma especialidade servida nos restaurantes às margens da represa, onde o frescor dos peixes é garantido. Além disso, o arroz com pequi, o empadão goiano e o frango com guariroba são pratos típicos encontrados em restaurantes regionais da cidade. Para quem busca um toque de modernidade, há também opções mais sofisticadas que misturam a gastronomia local com influências contemporâneas.

Hospedagem

São Simão oferece uma variedade de opções de hospedagem, que vão desde pousadas simples e acolhedoras até hotéis mais estruturados. No local é possível se hospedar em hotéis com vista privilegiada da represa e infraestrutura completa com piscina, restaurante e área de lazer. Para quem prefere um ambiente mais rústico e próximo à natureza, as pousadas da cidade proporcionam uma experiência aconchegante e familiar.

Vista do Lago Azul, em São Simão (Foto: Goiás Turismo)

Melhor época para visitar São Simão

A melhor época para visitar São Simão é entre os meses de abril e setembro, durante o período seco. Nessa época, o clima é mais ameno e as chuvas são raras, proporcionando dias ensolarados, ideais para aproveitar as praias e realizar atividades ao ar livre. Já os meses de verão, de outubro a março, são mais chuvosos, o que pode atrapalhar algumas atividades, embora o calor intenso favoreça os banhos nas águas da represa.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.