Apresentação será no dia 30 de agosto, no auditório da Adufg
No próximo dia 30 de agosto, Goiânia vai receber a apresentação do espetáculo “Eu Sempre Soube…”, que ocorrerá no auditório da Adufg, localizado no Setor Leste Vila Nova. A peça, protagonizada pela atriz Rosane Gofman e dirigida por Márcio Azevedo, marcará a estreia da produção na capital goiana. A entrada para o evento é gratuita.
“Eu Sempre Soube…” é um espetáculo-documentário que tem conquistado plateias em diversas cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, onde já realizou oito temporadas. A trama gira em torno de Majô Gonçalo, uma jornalista interpretada por Rosane Gofman, que está promovendo um livro sobre o amor maternal, com um foco especial no amor das mães de pessoas LGBTQIAPN+.
O espetáculo explora, ao longo de 80 minutos, a jornada emocional de mães que apoiam e acolhem os filhos em um contexto de diversidade. Gofman, que também é embaixadora das “Mães da Resistência“, utiliza sua atuação para apoiar a causa LGBTQIAP+, refletindo sobre o papel das mães na aceitação e no respeito às identidades e escolhas de seus filhos.
A peça é uma realização do Coletivo Koskatl e coincide com o lançamento de duas publicações digitais sobre acessibilidade cultural. Essas publicações visam fornecer diretrizes para a implementação de eventos culturais com estratégias de acessibilidade de baixo custo. A apresentação também marca o início da série de atividades “Diálogos para a Diversidade”, uma iniciativa da Secretaria de Inclusão (SIN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) programada para setembro.
Márcio Azevedo, responsável pelo texto e direção da peça, realizou 98 entrevistas com mães para construir a narrativa do espetáculo. A peça é dividida em três momentos: o impacto inicial ao ouvir a revelação dos filhos, a violência enfrentada nas ruas, e o preconceito presente em diversos ambientes, incluindo a escola e a própria casa.
O trabalho de Azevedo já foi amplamente reconhecido, recebendo prêmios como o Funarte de Dramaturgia 2018, o Cenym de Melhor Monólogo 2019 e o Prêmio Profest de Teatro 2020 para Melhor Atriz.
O mês de agosto é marcado pela Visibilidade Lésbica, e em junho, o país celebrou o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Contudo, um dossiê recente do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil revela que, em 2023, 230 pessoas LGBTQIAPN+ foram vítimas de violência no país, com uma morte a cada 38 horas.
Espetáculo “Eu Sempre Soube…” com Rosana Gofman
Data: sexta-feira, 30 de agosto
Local: Adufg-Sindicato (9ª Avenida, 193 – Leste Vila Nova, Goiânia – GO)
Horário: 20h
Ingressos: Entrada gratuita
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.