Hidrolândia recebe 4º Festival do Cordeiro e 2º Top Agro com entrada gratuita; veja shows

Programação terá entrada gratuita todos os dias

Felipe Araújo e Murilo Huff serão atrações principais do Festival do Cordeiro em Hidrolândia (Foto: divulgação)

Entre os dias 29 de abril e 3 de maio, Hidrolândia, localizada a 26 km de Goiânia, vai sediar o 4º Festival do Cordeiro e a 2ª Feira de Agronegócios Top Agro. A programação terá entrada gratuita e acontecerá no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, com a expectativa de 50 mil visitantes.

Com a promessa de fomentar o agronegócio na região, os eventos já confirmaram shows de artistas renomados, como Luiza Martins, Felipe Araújo, Murilo Huff e Mattão & Monteiro. O público também pode esperar por Cíntia Souza, Vitor Bueno, Larissa Law, Pedro Volt, Vinícius Cavalcante, Renato Vilela e Douglas & Felipe. Todas as apresentações terão entrada franca.

A cidade, amplamente reconhecida por suas jabuticabeiras, avança para se tornar um referência nacional na criação de ovinos. A Assembleia Legislativa de Goiás recentemente oficializou o reconhecimento de Hidrolândia como um centro de fomento da ovinocultura.

Demanda crescente e desafios da produção

O evento tem como objetivo estimular a ovinocultura, atraindo novos produtores para um mercado que apresenta demanda crescente no Brasil. “O Brasil tem uma demanda crescente por carne de cordeiro, mas a produção nacional ainda não consegue suprir o consumo interno”, destaca Márcio Carneiro, presidente do festival e da Top Agro.

Dados do IBGE mostram que o setor está em plena expansão. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal, o rebanho nacional de ovinos registrou um crescimento de mais de 20% em uma década, passando de 17 mil cabeças em 2013 para 22 mil em 2023. O aumento do evento reflete esse interesse cada vez maior dos produtores goianos pelo setor.

A evolução do festival também é um reflexo desse crescimento. “Quando iniciamos o festival, há quatro anos, éramos apenas dois produtores na cidade. Hoje, temos 39 criadores registrados pela Agrodefesa e o Senar, através do Sindicato Rural de Hidrolândia, está ofertando assistência técnica e gerencial (ATeG) para aproximadamente 100 produtores rurais no município”, ressalta o organizador.

Preço alto e importação da carne

Apesar do crescimento da produção, a carne de cordeiro ainda tem presença limitada no mercado local. Em Goiânia, o preço do quilo gira em torno de R$ 50/kg, mas o produto ainda é encontrado apenas em empórios e casas especializadas. Boa parte dos cortes nobres consumidos em Goiás vem do Uruguai, evidenciando a necessidade de um aumento da produção nacional para atender à demanda.

Além da rentabilidade, a criação de ovinos oferece vantagens competitivas. O ciclo reprodutivo dos ovinos é mais curto que o dos bovinos e a criação exige menos espaço, facilitando a entrada de pequenos produtores no setor. Durante o evento, a expectativa é de que cerca de 150 criadores de diferentes estados brasileiros participem das atividades, consolidando Hidrolândia como um importante polo da ovinocultura no Brasil.

4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia e 2ª Top Agro
Data: 29 de abril a 3 de maioHorários: Feira - 8h às 20h | Praça de Alimentação - 8h às 0h
Local: Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, Hidrolândia-GO
Entrada e estacionamento: gratuitos

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.