Arquitetura, cultura e fé atraem turistas do mundo todo em templos religiosos
Em diferentes partes do mundo, o turismo religioso atrai milhões de pessoas todos os anos. De Roma a Moscou, as igrejas mais famosas do mundo guardam séculos de arte, história, fé e cultura, recebendo visitantes para observação ou até mesmo em busca de milagres.
As construções de fé unem arquitetura imponente e relevância religiosa, representando períodos que vão do século IV até o presente. Além da importância espiritual, esses templos são peças-chave para o turismo cultural, movimentando economias locais e influenciando a identidade de cidades inteiras. Muitos estão sob proteção da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
1. Basílica de São Pedro – Vaticano, Roma (Itália)
Centro espiritual do catolicismo e uma das maiores igrejas do mundo, com capacidade para mais de 20 mil pessoas. Construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro, levou mais de 120 anos para ser concluída, finalizando em 1626. Michelangelo projetou a cúpula e Bernini a Praça de São Pedro. Abriga obras como a Pietà e o Baldaquino de bronze.
2. Catedral de Notre-Dame – Paris (França)
Obra-prima do gótico francês, iniciada em 1163 e concluída no século XIV. Palco de eventos como a coroação de Napoleão, foi gravemente danificada por incêndio em 15 de abril de 2019. Após cinco anos de restauração envolvendo cerca de 250 empresas, reabriu oficialmente nos dias 7 e 8 de dezembro de 2024, com um período de celebrações até 15 de dezembro.
3. Sagrada Família – Barcelona (Espanha)
Iniciada em 1882 e projetada por Antoni Gaudí, é um dos maiores exemplos do modernismo catalão. Suas colunas, inspiradas em árvores, e fachadas repletas de simbolismo cristão a tornam única. Foi consagrada por Bento XVI em 7 de novembro de 2010. A conclusão está prevista para os próximos anos.
4. Hagia Sophia – Istambul (Turquia)
Construída em 537 pelo imperador bizantino Justiniano I, foi por quase mil anos a maior igreja cristã do mundo. Convertida em mesquita em 1453, transformada em museu em 1935 e reconvertida oficialmente em mesquita em 2020. Sua cúpula de 31 metros revolucionou a arquitetura da época.
5. Catedral de Colônia – Colônia (Alemanha)
Obra gótica cuja construção começou em 1248 e só foi concluída em 1880, seguindo os planos medievais originais. Suas torres de 157 metros estão entre as mais altas do mundo. Guarda o Shrine of the Three Kings, relicário dos séculos XII–XIII que abriga as relíquias dos Três Reis Magos. Patrimônio da Humanidade desde 1996.
6. Basílica de São Marcos – Veneza (Itália)
Edificada no século XI para guardar as relíquias de São Marcos Evangelista, combina influências bizantinas, góticas e renascentistas. Possui mais de 8 mil m² de mosaicos dourados e cúpulas em forma de cebola, criando um dos interiores mais luxuosos da Europa.
7. Catedral de São Basílio – Moscou (Rússia)
Oficialmente chamada de Catedral da Intercessão da Virgem no Fosso, foi construída entre 1555 e 1561 por ordem de Ivan IV para comemorar a conquista de Kazan. Suas nove capelas com cúpulas coloridas tornaram-se símbolo visual da Rússia. Localiza-se na Praça Vermelha.
8. Catedral de Westminster – Londres (Inglaterra)
Sede da Arquidiocese Católica de Westminster, foi inaugurada em 1903 em estilo neobizantino. Possui a maior torre sineira católica da Inglaterra, com 87 metros, e capacidade para cerca de 2 mil pessoas. Seu interior exibe mármores de várias regiões e mosaicos que continuam sendo adicionados até hoje.
9. Catedral de Santiago de Compostela – Galícia (Espanha)
Construída sobre o suposto túmulo do apóstolo Tiago Maior, é o destino final do Caminho de Santiago desde a Idade Média. Sua fachada barroca do Obradoiro contrasta com o interior românico. O enorme turíbulo Botafumeiro é usado em celebrações especiais.
10. Catedral de Milão – Duomo di Milano (Itália)
Iniciada em 1386 e finalizada apenas no século XX, é a maior catedral da Itália e uma das maiores do mundo. Com mais de 3.400 estátuas e 135 agulhas, é um ícone do gótico tardio. Do terraço, acessível ao público, é possível avistar os Alpes em dias claros.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.