Atividades lúdicas conquistam espaço em escolas e lares ao estimular habilidades sociais, emocionais e cognitivas de forma divertida
Criados há milênios, os jogos de tabuleiro sobreviveram ao tempo e agora ressurgem com força em escolas, consultórios e lares. De antigos passatempos a instrumentos de desenvolvimento, essas atividades analógicas ganham novo fôlego em um cenário dominado pelas telas. Especialistas garantem que, além de entreter, os jogos ensinam.
Enquanto celulares e tablets capturam a atenção das crianças, os tabuleiros oferecem um convite ao encontro, à conversa e à escuta ativa. “Os jogos criam um ambiente propício para o aprendizado espontâneo”, explica Ana Cláudia Favano, psicóloga e gestora da Escola Internacional de Alphaville, em Barueri. O simples ato de jogar em grupo já representa um estímulo ao diálogo, à cooperação e ao pensamento estratégico.
As partidas promovem interações que vão muito além da diversão. “Os jogos são estratégias importantes que usamos no aprendizado, desenvolvendo e auxiliando os entendimentos fundamentais sobre as questões socioemocionais”, completa Ana Cláudia.
Segundo educadores, os jogos atuam de forma simultânea em três dimensões essenciais para o desenvolvimento humano: cognitiva, afetiva e social. Na prática, isso significa que uma simples partida de Dama pode estimular o raciocínio lógico, enquanto uma rodada de Detetive ensina a lidar com a frustração e incentiva o trabalho em equipe.
Entre os principais ganhos estão o autocontrole, a resiliência, a empatia e a capacidade de tomar decisões. Para a diretora pedagógica do Brazilian International School, Audrey Taguti, o ambiente de jogo é um verdadeiro laboratório comportamental. “As crianças aprendem a esperar, argumentar e ouvir, o que reflete diretamente em suas relações interpessoais”, afirma.
Além de estimular habilidades cognitivas, os jogos também reforçam valores como ética, paciência e tolerância. Nas palavras de Fatima Lopes, diretora da Escola Bilíngue Aubrick: “Eles trabalham o respeito às regras, mas também permitem questioná-las e até reformulá-las.”
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.