1º Festival de Circo Fora do Eixo ocupa o Teatro Goiânia com espetáculos e entrada franca

Evento terá início no dia 30 de outubro

Festival de Circo Fora do Eixo acontece em Goiânia (Foto: Janine Moraes/PMC)

Entre 30 de outubro e 2 de novembro, o Teatro Goiânia será palco do 1º Festival de Circo Fora do Eixo, promovido pela Catavento Companhia Circense. A programação, que inclui espetáculos, rodas de conversa e a formatura da 4ª turma do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC), oferece ao público uma imersão gratuita no universo circense, celebrando a arte do circo com apresentações de alta qualidade.

O evento começa no dia 30 de outubro, às 19h30, com a abertura oficial e o espetáculo “Hi.a.to”, financiado pela Funarte, que busca explorar as múltiplas facetas do circo contemporâneo. Segundo o diretor do Catavento, Felipe Nicknig, o festival visa destacar a arte circense na cultura goiana, contribuindo para a formação de um novo público e consolidando Goiânia como referência cultural. “Ao apostar na cidade que é o coração do Brasil, levamos em consideração o fato de que estamos fora do eixo historicamente privilegiado no nosso país, e nos propomos a pensar fora do eixo, numa perspectiva criativa, geográfica e estética, em busca de trabalhos , artistas, grupos e companhias que estão pensando, pesquisando e criando fóruns do eixo em todos os sentidos”, explicou Nicknig.

Projeto NUFAAC

O festival marca a conclusão de mais um ciclo de formação do NUFAAC, com a graduação de dez novos artistas selecionados em 2023. A turma recebeu apoio mensal de R$ 750 e um auxílio-criação de R$ 2 mil para a produção dos números de encerramento. O curso, com carga horária de 1.330 horas , abordou disciplinas das áreas de artes circenses, artes da cena e teoria, com um quadro de 18 professores.

Na quinta-feira, 31 de outubro, o NUFAAC estreia o espetáculo coletivo “O Que Você Vê?”, resultado do processo de aprendizagem da turma. Cada aluno também apresentará seu número individual, criado ao longo dos dez meses de formação, incluindo performances como “Tr(amar)”, de Letícia Batista; “Metaverso”, de Paz Sandoval; e “Antagonismo de Cor”, de Nayara Camargos, entre outros. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla.

Programação diversificada

A programação do festival foi planejada para oferecer uma experiência completa e diversificada. No dia 1 de novembro , além da reapresentação de “O Que Você Vê?”, às 19h30, uma roda de conversa sobre a formação circense no Brasil acontece às 14h30, oferecendo ao público um espaço para reflexões e trocas de experiências com os profissionais envolvidos .

O encerramento do festival será no dia 2 de novembro , com a abertura de formatura da turma às 20h30, após uma série de apresentações do espetáculo “Hi.a.to” e dos números individuais dos formandos. Felipe Nicknig comenta que o festival busca influência nas futuras gerações de artistas e atrai o público para um novo olhar sobre o circo: “Com este festival, vamos trazer para Goiânia companhias, grupos e artistas que estão inovando as pesquisas técnicas e estéticas do circo, oferecendo uma programação de altíssima qualidade, impactando o público e influenciando todos os artistas locais e as novas gerações de jovens estudantes de circo”.

1º Festival de Circo Fora do Eixo
Data: 30 de outubro a 2 de novembro
Local: Teatro Goiânia
Entrada gratuita
Ingressos: retirar pela plataforma Sympla

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Leia Mais Sobre
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.