Mapa é inspirado no Clube dos Desbravadores
De olho no cenário crescente de interação digital, a Igreja Adventista do Sétimo Dia decidiu ocupar esse espaço digital e criou o Advent City no Roblox. O ambiente virtual combina diversão, valores cristãos e interação familiar. está dentro de um dos jogos mais populares do planeta.
O Roblox reúne diariamente cerca de 85 milhões de usuários em mais de 180 países, com destaque para o público entre 9 e 15 anos. Segundo Nina Amado, analista de marketing digital da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, o projeto nasceu com o objetivo de oferecer um espaço digital educativo e divertido dentro do Roblox. A proposta é simples e inovadora: aproximar crianças e adolescentes da fé por meio de experiências interativas, que unem entretenimento e espiritualidade.
O diretor de Estratégias Digitais da denominação para a América do Sul, Carlos Magalhães, afirma que o departamento busca constantemente novas formas de alcançar as novas gerações. A iniciativa, explica ele, é resultado de uma análise cuidadosa sobre onde esse público está e como se comunica. A meta é desenvolver ações que ofereçam mais do que simples diversão — desafios com propósito, fé e esperança.
Desde sua inauguração, o Advent City já ultrapassou 123 mil acessos, tornando-se um ponto de encontro virtual para jovens interessados em atividades seguras e saudáveis. A cidade digital foi inspirada no Clube de Desbravadores, ministério voltado ao desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças e adolescentes.
Dentro do ambiente, os jogadores exploram versões virtuais de escolas, hospitais e projetos missionários da Igreja Adventista. Tudo foi planejado para garantir segurança e moderação, com mensagens filtradas e termos inadequados bloqueados automaticamente.
Nina destaca que o Advent City também tem fortalecido os laços familiares. “Transformando o Advent City em uma atividade em família, o que reforça nosso objetivo: oferecer uma experiência saudável e com propósito”, afirma. Pais e filhos têm participado juntos das aventuras, tornando o jogo uma ferramenta de união e aprendizado.
O ambiente segue todas as normas de segurança da plataforma Roblox e é “livre de conteúdo inadequado e não possui recursos de compra. É um espaço pensado para promover valores, diversão e aprendizado de maneira saudável e interativa”, ressalta a analista.
A cada mês, novas áreas e missões são adicionadas, abordando temas como cooperação, amizade, confiança e solidariedade, sempre com uma identidade cristã.
O lançamento oficial do Advent City aconteceu durante o DesbravaBlox, evento que reproduziu uma cerimônia real dos Desbravadores, com hino, oração, música ao vivo e momentos espirituais. “O público amou”, lembra Nina. O evento reuniu mais de 1.200 jogadores simultâneos, que participaram de dinâmicas em tempo real.
“A experiência foi imersiva. Teve até o lançamento de um trunfo exclusivo que os jogadores puderam colocar na faixa do jogo — exatamente como fazem os desbravadores na vida real”, recorda.
Para Magalhães, o projeto simboliza uma nova forma de evangelização digital. “Nosso maior interesse como Igreja é transmitir os nossos conhecimentos, as nossas doutrinas, de uma maneira que eles estão habituados a consumir”, afirma.
Ele lembra, porém, que o ambiente digital exige atenção e acompanhamento dos pais. “O Roblox alcança principalmente adolescentes. Tem crianças também, mas os adolescentes querem interagir, e é aí que mora o perigo, porque eles não estão ali apenas para se entreter, mas para conversar”, alerta.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.