Acordo aposta em dados, experiências culturais e afroturismo para atrair visitantes estrangeiros
A Airbnb e a Embratur anunciaram a ampliação da parceria para impulsionar o turismo internacional no Brasil. O acordo estabelece cooperação estratégica em promoção, inteligência de mercado e afroturismo.
A iniciativa fortalece a atuação conjunta da plataforma e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo para posicionar o país como destino global competitivo. O foco está em experiências autênticas, turismo responsável e benefícios diretos às comunidades locais.
A colaboração prevê compartilhamento de dados e análises de comportamento de viajantes. As informações vão orientar campanhas internacionais e estratégias para ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros ao país.
O movimento ocorre em um momento de forte crescimento do turismo internacional no Brasil. Em 24 de novembro deste ano, o país superou a marca de 8 milhões de turistas estrangeiros.
O desempenho colocou o Brasil entre os destinos mais desejados do mundo. Cultura, belezas naturais e gastronomia aparecem como principais atrativos para visitantes internacionais. O Brasil lidera o crescimento global em chegadas de turistas, com aumento de 42% em comparação a 2024.
“Essa parceria vai nos permitir agregar à nossa estratégia de promoção do Brasil no exterior toda a inteligência de mercado do Airbnb. Nossas equipes técnicas vão trabalhar juntas, num plano de trabalho que nos permita mostrar ao mundo a grande diversidade de experiências de nosso país, atraindo turistas de todo o mundo, gerando emprego e novas oportunidades em todo o Brasil” afirma Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
O Airbnb destaca o papel da plataforma no atendimento à demanda crescente por hospedagem. A empresa defende políticas que gerem renda para anfitriões e movimentem economias locais.
Em 2025, Florianópolis e Brasília apareceram entre os destinos brasileiros mais buscados por estrangeiros. O megashow em Copacabana também impulsionou o interesse internacional.
“A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o turismo, inclusive internacional, no Brasil, colaborando ativamente para posicionar o país como destino de referência para viajantes de todo o mundo. O Airbnb se orgulha em facilitar a conexão de turistas internacionais às autênticas riquezas culturais brasileiras, e acredita que essa colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de viabilizar projetos de empoderamento econômico das comunidades locais que recebem viajantes dos mais diversos países,” afirma Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb para a América do Sul.
A parceria já resultou na criação da Rota do Afroturismo no Rio de Janeiro. O projeto integra o programa Rotas Airbnb e foi lançado em português e inglês.
Além disso, o Airbnb mantém acordos com estados como Pará, Paraná e São Paulo. As ações buscam fortalecer o turismo responsável, sustentável e distribuído em diferentes regiões do Brasil
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista e pós-graduando em Marketing, apaixonado por comunicação e pela criação de conteúdo geek. Entusiasta de cultura, viagens e esportes, busca transformar informação e experiência em conteúdos claros, acessíveis e que realmente facilitem a vida das pessoas.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.