Primeira etapa do projeto literário reúne escolas e público geral
O cordelista Eduardo Teles, de Sergipe, abre nos dias 14 e 15 de agosto a programação do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leitura 2025 em Goiás. As apresentações acontecem em Anápolis e Itumbiara, levando a intervenção poética “O Marco do Vem das Nuvens” a estudantes e ao público geral.
No dia 14, em Anápolis, o artista se apresenta às 8h no Colégio Exato e às 10h no Colégio Orion, em sessões voltadas exclusivamente a alunos. Já no dia 15, em Itumbiara, a apresentação das 14h na Biblioteca do Sesc será aberta à comunidade, enquanto a das 16h20 no Colégio Estadual José Flávio Soares será restrita ao público escolar.
O circuito, que se estenderá por outubro e novembro, passará por Goiânia, Anápolis, Itumbiara e Jataí. A agenda prevê 29 artistas de 17 estados, com apresentações, debates e oficinas que exploram diferentes formas de expressão literária.
Criado para estimular a formação de leitores e divulgar novos autores, o Arte da Palavra valoriza tanto obras e escritores já reconhecidos quanto novas formas de produção literária. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, “o Arte da Palavra é mais um eixo da nossa missão e a sua importância está na sua essência de apresentar e fomentar a literatura, possibilitando ao público de participar de momentos únicos com escritores de todas as regiões do país”.
O diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca o alcance desta edição. “Esperamos pelo sucesso nesta edição do Arte da Palavra, pois o Sesc Goiás realizará uma extensa programação com 122 agendas em quatro cidades goianas [Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Jataí] que vão receber 29 artistas de 17 estados. Nossa equipe se esmerou para oferecer novidades, diversidade e muita criatividade ao público tão exigente e ávido por literatura em todas as suas nuances. Os eventos serão acessíveis aos apaixonados por essa arte.”
Em “O Marco do Vem das Nuvens”, Eduardo Teles mistura cordel e música, alternando viola e folhetos para narrar a busca por um espaço mágico no Brasil. Poeta com 22 folhetos publicados, ele reuniu parte da obra em “Nos pés dos versos” (2019) e “Os cordéis de gaveta” (2015).
A produção literária de Eduardo inspirou os filmes “Coqueiro” (2014), de Alessandro Santana e Hernany Donato, e “Dom Quixote sergipano” (2018), de Felipe Moraes. Em 2020, ele lançou nas plataformas digitais o álbum “O Marco do Vem das Nuvens”, ampliando a experiência poética para o universo sonoro.
O Sesc integra o Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro, e faz parte da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), liderada por José Roberto Tadros.
SE LIGA
Arte da Palavra - Rede Sesc de Leitura
Apresentação: ‘O Marco do Vem das Nuvens’, com Eduardo Teles (SE)
Data: 14/8
Horário: 8h | Local: Colégio Exato – Anápolis (GO)
Horário: 10h | Local: Colégio Orion – Anápolis (GO)
Data: 15/8
Horário: 14h | Local: Biblioteca do Sesc Itumbiara - Itumbiara (GO)
Horário: 16h20 | Local: Colégio Estadual José Flávio Soares - Itumbiara (GO)
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.