Petra Costa retorna com narrativa sobre a fé, o poder e os dilemas da democracia brasileira em novo documentário
A cineasta Petra Costa está de volta com um novo e instigante documentário: “Apocalipse nos Trópicos“. Na produção, ela lança um olhar crítico sobre o avanço da influência evangélica na política nacional. A obra, narrada sob a perspectiva da diretora, analisa os efeitos da fé na construção de um Brasil polarizado.
Com acesso exclusivo a nomes centrais da política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o líder religioso Silas Malafaia, o filme mergulha em depoimentos inéditos. A abordagem mescla jornalismo investigativo e narrativa poética, marca registrada da diretora indicada ao Oscar por “Democracia em Vertigem”.
Assim como no trabalho anterior, Petra entrelaça fatos históricos e atuais para traçar um retrato da jovem democracia brasileira. O documentário propõe uma reflexão que ultrapassa as fronteiras brasileiras, ao tocar em temas universais sobre fé, poder e identidade nacional.
“Apocalipse nos Trópicos” também foi selecionado para a 81ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde teve sua estreia internacional. A produção ainda percorre circuitos de festivais pelo mundo, consolidando Petra como uma das principais vozes do documentário político contemporâneo. O roteiro é assinado pela própria diretora ao lado de Alessandra Orofino, que também assina a coprodução do filme.
A obra provoca debates necessários sobre a crescente relação entre religião e política, que marca a última década no Brasil. O documentário chega à Netflix no dia 14 de julho e convida o espectador a refletir sobre o futuro da democracia, da liberdade religiosa e da convivência em um país plural em constante transformação.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apaixonada por jornalismo musical, ambiental e político, tem interesse por diferentes culturas e idiomas. Além da redação, é também fascinada por fotografia e pelo universo do entretenimento da Coreia do Sul. Com pautas focadas no mundo da arte, do entretenimento e da cultura pop asiática, busca trazer leveza ao caos do dia a dia, além de promover o acesso à informação e gerar oportunidades para todos.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.