Blefaroplastia cresce no Brasil e conquista também pessoas mais jovens

Dados recentes revelam a ascensão da blefaroplastia e mostram que o rejuvenescimento do olhar deixou de ser exclusividade da maturidade

Blefaroplastia cresce no Brasil (Foto Canva)

Nos últimos anos, a blefaroplastia, conhecida como cirurgia das pálpebras, deixou de ser apenas um recurso estético associado ao envelhecimento e consolidou-se como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Dados recentes da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que, em 2024, foram realizadas mais de 2,1 milhões de blefaroplastias globalmente. No Brasil, foram 231.293 procedimentos, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas da lipoaspiração e do aumento de mamas — e se mantendo como a cirurgia facial mais procurada.

Se antes a blefaroplastia era associada principalmente a pacientes acima dos 40 anos, hoje ela também tem sido cada vez mais realizada por pessoas mais jovens — seja por características genéticas familiares, que favorecem bolsas ou flacidez precoce, seja pelo desejo de prevenção e rejuvenescimento. Tanto que tenho muitos casos em meu consultório de mulheres jovens, que por questões genéticas, optaram por realizar o procedimento.

Blefaroplastia: recurso também preventivo

A técnica para tratamento das pálpebras surgiu como solução para o excesso de pele e as bolsas que surgem com a idade, trazendo frescor ao olhar cansado. Em alguns casos, percebemos a busca pelo procedimento – que ainda precisa ser bem indicado – como uma estratégia preventiva. Ao harmonizar o olhar, o rejuvenescimento aparece e a naturalidade da expressão ao longo do tempo é preservada. Há também pacientes que optam por levantar o supercílio como mais um recurso para deixar o olhar mais rejuvenescido e renovado.

Embora seja lembrada principalmente por seus resultados estéticos, a blefaroplastia também traz benefícios funcionais. O excesso de pele nas pálpebras pode comprometer o campo visual e gerar desconforto físico, como a sensação de peso nos olhos. Corrigir essas alterações melhora não apenas a aparência, mas também a qualidade de vida.

Em alguns casos, é possível realizar o procedimento ambulatorialmente. No entanto, quando o tratamento envolve as pálpebras superior e inferior, o mais indicado é fazer no centro cirúrgico para um maior conforto do paciente.

Pacientes jovens em busca de um novo olhar

Recentemente, acompanhamos o caso de uma paciente jovem, que já fazia uso de toxina botulínica para manter o olhar mais aberto. Por fatores genéticos, a indicação para a blefaroplastia surgiu antes dos 40 anos. Optamos por associar a cirurgia ao uso de fios de PDO, e o resultado foi surpreendente: um olhar mais leve, natural e rejuvenescido.

Com um espaço de protagonismo na cirurgia plástica, a blefaroplastia é uma técnica capaz de transcender gerações, atendendo desde pacientes que buscam correções funcionais até aqueles que desejam preservar a juventude do olhar. No Brasil, o crescimento nos números comprova sua relevância: ao ser uma das cirurgias mais procuradas simboliza o equilíbrio entre função e estética, entre saúde e beleza. Afinal, cuidar do olhar é, em última instância, cuidar daquilo que nos conecta com o mundo.

Nestes registros em vídeo, é possível acompanhar não apenas cada etapa técnica, mas, sobretudo, a reação emocionada da paciente ao ver-se transformada, evidenciando o impacto positivo que o procedimento pode ter na autoestima (clique aqui).

Dr. Pablo Rassi Florêncio
Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM-GO 14677 RQE 7719
Cirurgião Plástico em Goiânia – MedPlastic Consultórios
Meu contato: @drpablorassi | 62 98281-7372
Saiba mais: https://linktr.ee/drpablorassi


Este conteúdo é de total responsabilidade de seu colunista, que colabora de forma independente com o portal Gazeta Culturismo. Portanto, a Culturismo Comunicação Ltda não se responsabiliza pelos materiais apresentados por este autor.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Dr Pablo Rassi. Cirurgião Plástico Goiânia
Autor: Pablo Rassi

Dr. Pablo Rassi Florêncio (CRM-GO 14677 | RQE 7719) é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Total Definer Master e certificado na técnica UGRAFT. Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, é preceptor de Cirurgia Plástica no Hospital do Câncer Araújo Jorge, atuando em reconstrução de mama e face. Especialista em contorno corporal, cirurgia mamária, rinoplastia, rejuvenescimento facial e tecnologias de retração de pele, dedica-se à combinação de segurança, técnica avançada e cuidado personalizado com o paciente. Atende em Goiânia, Goianésia, Uruaçu e por te medicina.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.