Ministério do Turismo apresentou novo catálogo nacional que promete movimentar o segmento em 2025
O Brasil ganhou um impulso decisivo no turismo de observação de aves como atividade estratégica. Durante reunião do Conselho Nacional de Turismo, o Ministério do Turismo lançou o Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves, reunindo iniciativas espalhadas por todas as regiões do país.
A publicação foi construída a partir da consultoria técnica da bióloga Cecília Licarião e apresenta um levantamento inédito com 123 experiências voltadas ao público interessado no chamado birdwatching. O material organiza informações por estado, bioma, espécie e unidade de conservação, além de disponibilizar indicações de roteiros, eventos, formas de comercialização e um mapa com a localização de cada projeto.
Com dados reunidos de forma acessível, o catálogo busca fortalecer uma atividade que cresce entre viajantes brasileiros e estrangeiros, impulsionando destinos que apostam no contato direto com a natureza.
Fabiana Oliveira, coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, destaca o propósito do lançamento. “Queremos evidenciar o compromisso do Brasil em consolidar a observação de aves como uma atividade sustentável estratégica. Além de movimentar a economia, o segmento promove a preservação de ecossistemas, valoriza áreas naturais e engaja turistas e comunidades locais na proteção ambiental”, afirma.
O levantamento chega em um momento em que o país desponta como um dos principais destinos do mundo para observadores. Dona da terceira maior diversidade de aves do planeta, a nação reúne cenários ideais para práticas responsáveis que ajudam a combater o tráfico de fauna, reduzir tensões socioambientais e ampliar o monitoramento participativo de espécies.
A consultora Cecília Licarião reforça a relevância da curadoria realizada. “É uma ferramenta fundamental para divulgar a cadeia do turismo de observação de aves no Brasil. Houve uma seleção muito criteriosa dos 123 empreendimentos de todas as regiões do país, garantindo que estejam realmente preparados para receber esse perfil de visitante”, diz.
O novo catálogo integra um conjunto de materiais produzidos com a consultoria de Cecília Licarião e apresentados pelo Ministério do Turismo durante a COP30 de 2025, em Belém (PA). Entre eles estão o Diagnóstico de Políticas Públicas e o Guia de Boas Práticas do Turismo de Observação de Aves.
O Diagnóstico analisa programas municipais, estaduais, federais e iniciativas da sociedade civil, oferecendo diretrizes para fortalecer a gestão pública e qualificar a oferta turística. Já o Guia reúne exemplos nacionais e internacionais que estimulam práticas mais responsáveis e alinhadas à conservação ambiental.
O Catálogo de Experiências de Turismo de Observação de Aves no Brasil está disponível neste link.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.