Brasil registra crescimento recorde no turismo internacional em outubro de 2024

País tem forte potencial para alcançar novo recorde histórico em 2024

Em outubro, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil (Foto: Embratur)

O número de turistas internacionais que escolhem o Brasil como destino segue em crescimento acelerado, com forte potencial para alcançar um novo recorde histórico em 2024. Segundo dados divulgados na última sexta-feira (22) pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, o país já recebeu mais de 5,4 milhões de visitantes estrangeiros até outubro, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em outubro, mais de 508 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil, número 24% maior do que o registrado no mesmo mês em 2023. Este é o melhor resultado já registrado para o mês, superando o recorde anterior, de outubro de 2015, quando aproximadamente 491 mil visitantes estrangeiros estiveram no país.

Expectativa de recorde anual no turismo brasileiro

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o trabalho conjunto que possibilitou o avanço no setor. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, afirmou.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também comemorou os números crescentes. “Foram mais de meio milhão de estrangeiros que visitaram o Brasil somente em outubro para fazer turismo no país, o maior número da série histórica, desde quando começamos a medir esses números. Resultado prático do conjunto de ações do Governo Federal, com infraestrutura, distribuição de renda e turismo. Motivo para comemorar, todo o governo está muito feliz”, ressaltou.

Principais portas de entrada e países emissores

Entre os principais destinos de entrada no Brasil, São Paulo liderou em outubro, recebendo 200.664 visitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 131 mil, e pelo Paraná, com 64 mil. Outros estados também se destacam, como o Rio Grande do Sul (29 mil), Bahia (11.654) e Ceará (10.463).

Quanto às origens dos visitantes, a Argentina segue como principal mercado emissor, com mais de 1,58 milhão de turistas. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com 572.338 visitantes, e o Chile, com 518.345. Já os países europeus – incluindo França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, somaram 829.320 turistas no Brasil em 2024.

Registro de gastos dos turistas internacionais

Os resultados positivos também foram sentidos na economia brasileira. De janeiro a setembro de 2024, os visitantes internacionais deixaram US$5.409 bilhões no Brasil, maior valor da série histórica iniciada em 1995. Este número representa um crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2014, ano da Copa do Mundo, quando o total foi de US$ 5,3 bilhões.

Com os resultados, o Brasil reforça sua posição no cenário global como um dos destinos mais interessantes para turistas estrangeiros, consolidando seu potencial tanto como ponto turístico quanto como motor de crescimento econômico.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.