Buracão da Arte promove oficina gratuita de capoeira e samba chula em Goiânia

Projeto é destinado para todas as idades

Grupo Só Angola traz Capoeira Angola e Samba Chula de forma gratuita para Goiânia (Foto: Só Angola/Divulgação)

O Grupo Só Angola anunciou a abertura das inscrições para quatro oficinas gratuitas a partir de agosto, no âmbito do Projeto Ponto de Cultura Buracão da Arte. As oficinas vão oferecer um total de 120 vagas para interessados em capoeira angola e samba chula, reconhecidos como patrimônios imateriais da humanidade. Os cursos serão realizados a partir de agosto deste ano, até janeiro de 2025.

O evento inaugural do Projeto Buracão da Arte está agendado para o dia 10 de agosto, às 19h, na sede do Grupo Só Angola, localizada no setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia (GO). O projeto é uma realização do Grupo Só Angola, em parceria com os Angoleiros do Samba Chula e a Balaio Produções, e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura por meio do Edital de Arte e Criação em Goiás da Lei Federal Paulo Gustavo.

A Capoeira e o Samba Chula são duas das manifestações culturais mais representativas do Brasil, com profundas raízes na história do país. Mestre Vermelho, líder do projeto, pretende manter a tradição viva Buracão da Arte, e ressalta a importância cultural dessas práticas. “A capoeira angola e o samba chula são marcos da cultura popular afro-brasileira que precisam ser amplamente divulgados e preservados”, afirma. “Nosso objetivo é promover, compartilhar e manter viva a história, arte e cultura afro-brasileira por meio dessas práticas.”

Detalhes das Oficinas capoeira e samba chula em Goiânia

O programa oferece quatro turmas distintas para todas as idades:

Oficina de Musicalidade da Capoeira – Segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h.
Oficina de Movimentação da Capoeira – Terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30.
Dança do Samba Chula – Sábados, das 16h às 19h.
Oficina de Samba Chula – aos sábados, das 16h às 19h.

    Os interessados devem preencher um formulário disponível no link da bio do perfil do Grupo Só Angola no Instagram. As oficinas são abertas ao público em geral, incluindo praticantes e não praticantes, simpatizantes e estudiosos da capoeira angola. Não é necessária experiência prévia. A prioridade será dada a pessoas de baixa renda, idosos e pessoas com deficiência.

    Projeto Ponto de Cultura Buracão da Arte
    Local: Grupo Só Angola – Rua SR 70, Q. 85, L. 16, N 1, Recanto das Minas Gerais, (Goiânia-GO)
    Inscrições: gratuitas – Instagram do Grupo Só Angola.

    Autor: João Pedro Oliveira

    Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

    Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.