Projeto começou dia 26 de outubro e seguirá até 06 de novembro
Até o dia 6 de novembro, o projeto Cinema na Praça, promovido pelo Pontão de Cultura Cidade Livre em Aparecida de Goiânia, segue exibindo filmes goianos gratuitamente em vários locais de Aparecida de Goiânia. O evento, que busca democratizar o acesso à cultura, está transformando praças, escolas e outros espaços públicos em salas de cinema ao ar livre, proporcionando uma oportunidade única para a arte e a comunidade se conectarem.
Além das sessões de cinema, o projeto inclui oficinas formativas que abordam temas como “Interpretação para Cinema” e “Set de Filmagem na Prática”. As atividades visam oferecer à população uma verdadeira imersão nas diversas áreas do audiovisual, com ênfase em tornar o cinema uma ferramenta de inclusão e aprendizado.
Jefferson Lobato, coordenador do projeto, destaca que “o cinema consegue transformar a realidade. Queremos que o ‘Cinema na Praça’ crie esses espaços de encontro e troca, especialmente nas regiões que menos têm acesso a experiências culturais”.
29/10 – Escola Valdir Gonçalves de Aguiar, Jardim Tiradentes (14h): “Dance Funk” e “Consumidos”
30/10 – Escola Nova Olinda, Nova Olinda (14h): “Dance Funk” e “Consumidos”
31/10 – Escola Serra das Areias, Vila Delfiori (14h): “Dance Funk” e “Consumidos”
01/11 – Escola Deraldo Lisboa dos Santos, Jardim Rosa do Sul (19h30): “Horizonte” e “Madruga Bikes”
03/11 – Praça CEU das Artes Vera Cruz, Cidade Vera Cruz (19h30): “Horizonte” e “Madruga Bikes”
04/11 – Praça da Juventude, Garavelo (19h30): “Horizonte” e “Madruga Bikes”
05/11 – Escola Benedito Rodrigues Siqueira, Jardim dos Pomares (14h): “Dance Funk” e “Consumidos”
As obras selecionadas para o Cinema na Praça abordam temas relevantes e emocionantes:
– Horizonte: A história segue a vida de Rui, que vive nos fundos da casa do seu falecido irmão. Após seu sobrinho e família se mudarem para a residência, Rui decide se mudar para a Vila Horizonte, um reconhecido lar para idosos.
– Madruga Bikes: “Madruga Bikes” conta a história de Cláudiomar Felipe, também conhecido como Madruga, que dedica sua vida a criação e personalização de bicicletas. No filme acompanhamos a trajetória de Madruga trabalhando em um dos seus projetos mais antigos.
– Dance Funk: Um olhar sobre a dança funk, destacando sua importância nas periferias brasileiras, especialmente de São Paulo e Rio de Janeiro.
– Consumidos: Um futuro distópico onde a comida é um luxo, seguimos Lázaro, que cansado de se alimentar de pílulas, decide experimentar alimentos de verdade.
O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital de Cinema e Audiovisual da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, e celebra os 20 anos do Pontão de Cultura Cidade Livre, um marco na inclusão cultural em Goiás.
Cinema na Praça – exibições gratuitas de filmes goianos e oficinas culturais
Data: até 6 de novembro
Valor: gratuito
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.