Tradição secular goiana se transforma em atração nacional com investimento milionário e festas gratuitas
Com início marcado para 31 de maio, em Luziânia, e encerramento previsto para 14 de setembro, em Silvânia, o Circuito das Cavalhadas 2025 surge como uma das maiores apostas do Governo de Goiás para impulsionar o turismo cultural. A programação oficial foi divulgada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) nesta quarta-feira (21) e promete movimentar 15 cidades goianas com celebrações populares e gratuitas. Este ano, o investimento estadual é de R$ 4 milhões.
O objetivo, segundo a Secult, é nacionalizar o evento e valorizar o patrimônio imaterial dos goianos, levando visitantes a conhecerem de perto os costumes e a hospitalidade do interior do estado. “Estamos apostando alto na nacionalização do nosso calendário. Queremos que as Cavalhadas sejam uma porta de entrada para que os visitantes conheçam, a partir desta programação, as belezas dos nossos municípios, bem como a hospitalidade e história dos goianos”, afirma a secretária de Cultura, Yara Nunes.
O apoio financeiro contempla desde a preparação das cidades até a divulgação e segurança dos eventos. As prefeituras e associações locais recebem suporte para garantir a estrutura dos festejos, incluindo arquibancadas, figurinos e sinalização dos espaços.
Tradicional em Goiás, as Cavalhadas relembram os confrontos entre cristãos e mouros na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV. Em cena, dois grupos com 12 cavaleiros cada recriam as batalhas em espetáculos coreografados e cheios de simbolismo. No fim, os mouros se convertem ao cristianismo, selando a vitória dos cristãos.
Além da luta encenada, em algumas cidades os Mascarados ganham as ruas com suas fantasias irreverentes, levando irreverência à festa. A presença deles, a pé ou a cavalo, representa o povo e garante momentos de descontração entre os espectadores.
As Cavalhadas duram entre dois e três dias em cada cidade e são conhecidas por seu forte apelo emocional, visual e histórico. Desde 2019, o Governo de Goiás tem direcionado esforços e verba para revitalizar o evento. Já foram investidos mais de R$ 15 milhões nesse período, consolidando o projeto como motor de cultura e educação.
Neste ano, o circuito abrange os municípios de Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia. A expectativa é de que milhares de turistas se desloquem até o interior goiano, movimentando a economia local.
As festividades colocam os holofotes sobre a diversidade cultural do estado, fortalecendo a identidade das comunidades envolvidas e criando oportunidades de negócios para artistas, artesãos e empreendedores da região.
O Circuito das Cavalhadas se consolida como uma ação estratégica, que une preservação cultural e estímulo econômico. Em 2025, a meta é ir além da tradição e transformar o evento em vitrine nacional da cultura popular goiana.
Luziânia: 31 de maio
Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
Posse: 7 e 8 de junho
Jaraguá: 8 e 9 de junho
Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
Crixás: 28 e 29 de junho
Niquelândia: 5 e 6 de julho
Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
Silvânia: 13 e 14 de setembro
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.