Com programação recheada, cidade se firma como um dos principais polos culturais do estado
Anápolis se torna o epicentro da arte, cultura e diversidade goiana com a chegada do Claque Cultural, projeto itinerante que movimenta o estado com apresentações gratuitas de música, teatro, dança, literatura, artes visuais e intervenções urbanas. A programação segue na cidade até o dia 9 de novembro, consolidando o município como um dos grandes polos culturais da edição 2025 do evento.
Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Sesc Goiás, o Claque Cultural integra a terceira edição do projeto, que percorre diferentes cidades goianas até março de 2026. A proposta é levar cultura de forma democrática e acessível a todos os públicos, fortalecendo o vínculo entre artistas e comunidade.
Durante quatro dias repletos de atividades, o Sesc Anápolis se transforma em um grande palco aberto. As atividades ocupam espaços como o auditório, área verde e tenda externa, com espetáculos, exposições e mostras voltadas a todas as idades.
Entre as atrações de destaque, estão o espetáculo “ITAN: Aquém de mim, Além do Mar”, de Gil Tobias; a peça “Amo Palhaços: Clows-Tô-Folia”, do Grupo Imagem; a mostra colaborativa “Guardiãs do Sonho”, que apresenta brinquedos e acessórios infantis; além dos shows Cordas Seresteiras – Serestas Goianas e Somcorrente, com Front Júnior e Luiz Chaffin.
O secretário da Retomada, César Moura, enfatiza a grandiosidade do projeto: “Goiás está vendo algo inédito no Brasil, que é a maior maratona cultural do país, com investimento de R$ 23 milhões do Governo de Goiás e Sesc, para fomentar a cultura e a classe artística do estado e levar essa formação cultural para a população do nosso estado. São apresentações de alto nível em teatros, escolas, praças; tudo de graça, para que o público possa prestigiar e criar esse gosto pela cultura”, pontua.
Já o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, destaca o caráter inclusivo da iniciativa: “A parceria entre o Governo do Estado e o Sesc reforça nosso propósito de levar cultura, de forma democrática, aos municípios. O Claque Cultural é uma oportunidade para que artistas locais e regionais ocupem o palco e que a comunidade viva a arte de perto”, afirma.
Para o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o projeto simboliza uma nova fase da produção cultural goiana: “O Claque Cultural transforma espaços públicos e privados em locais de encontro, de vivência artística e de convívio comunitário. Em Anápolis, vamos consolidar essa dinâmica de valorização da cena cultural local e de integração com a população”, pontua.
Dia 6/11 (quinta)
10h – Sinta o Som – Coletivo Sinta o Som
20h – Teatro “ITAN: Aquém de mim, Além do Mar”, de Gil Tobias
Dia 7/11 (sexta)
17h às 21h – Exposição Colaborativa de Brinquedos Lúdicos e Acessórios Infantis – Grupo Guardiãs do Sonho
20h – Amo Palhaços: Clows-Tô-Folia com o Grupo Imagem
Dia 8/11 (sábado)
13h às 17h – Exposição Colaborativa de Brinquedos Lúdicos e Acessórios Infantis – Grupo Guardiãs do Sonho
15h – Teatro Cantando Sonhos e Contando Histórias In Cena
19h – Cordas Seresteiras – Serestas Goianas
20h – Front Júnior e Luiz Chaffin – Show Somcorrente
21h – Manassés de Sousa – Show Nas cordas do tempo
Dia 9/11 (domingo)
13h às 17h – Exposição Colaborativa de Brinquedos Lúdicos e Acessórios Infantis – Grupo Guardiãs do Sonho
13h – Sanfoneiro – Um Show para quem gosta de sanfona
15h – Histórias Encaixotadas com Varanda Teatro
16h – Intervenção urbana Singular com Flor de Figo Produções
SE LIGA
Claque Cultural – Edição Anápolis
Data: 6 a 9 de novembro
Local: Sesc Anápolis
Entrada: Gratuita
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.