Oficina gratuita em Aparecida de Goiânia pode revelar novos talentos
A cena musical brasileira vive um momento transformador. No epicentro dessa efervescência, a figura do beatmaker — antes relegado aos bastidores da produção musical — ganha cada vez mais protagonismo. A ascensão dessa carreira, especialmente entre jovens de periferia, é um reflexo direto da democratização do acesso à tecnologia, da força do hip hop nacional e, claro, da potência criativa que emana das quebradas.
É nesse contexto que iniciativas como a oficina de produção musical – “Beatmaking: do zero ao lançamento”, idealizada pelo produtor musical goiano ART!, ganham relevância social e cultural. De forma totalmente gratuita, ART! leva essa ideia de aprendizagem para o Ceu das Artes, no setor Vera Cruz, periferia de Aparecida de Goiânia. A oficina gratuita acontece nesta semana (de 14 a 18 de abril de 2025) e foi criada especialmente para iniciantes — jovens que sonham em criar seus próprios beats, mas ainda não sabem por onde começar.
ART! — nome artístico de Artur Alves — é um exemplo vivo do poder da arte como ferramenta de transformação. Desde 2020, ele vem construindo sua trajetória como beatmaker, produtor musical e empreendedor criativo. Seu EP autoral e os três álbuns de beats instrumentais produzidos de forma independente são testemunhos do talento que nasce quando se alia paixão e conhecimento técnico.
Da batida ao impacto social! A proposta de oferecer uma oficina gratuita vai além da transmissão de conhecimento técnico. Trata-se de formação cidadã e valorização cultural em territórios historicamente marginalizados. A ação integra a programação dos 30 anos da Associação Comunitária e Ponto de Cultura Vila Alzira, e fortalece uma lógica de ocupação criativa dos espaços públicos.
É nas oficinas como essa que surgem novos talentos, que jovens descobrem um caminho possível no universo da música, que se constroem redes de apoio e colaboração. E o mais importante: é nesses espaços que se reafirma o direito da periferia de produzir cultura e de protagonizar narrativas.
Este conteúdo é de total responsabilidade de seu colunista, que colabora de forma independente com o portal Gazeta Culturismo. Portanto, a Culturismo Comunicação Ltda não se responsabiliza pelos materiais apresentados por este autor.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Mari Magalhães é jornalista, roteirista, assessora de imprensa e fotodocumentarista com mais de 10 anos de atuação na cultura goiana Seu foco está voltado para novos talentos da música urbana contemporânea, cinema e atividades da cena underground. Contato:[email protected]
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.