Consulado americano em São Paulo se destacou com o maior número de vistos emitidos no mundo
A emissão de vistos americanos para brasileiros aumentou cerca de 4,6% em agosto de 2024, atingindo 110.995 autorizações. O número representa o terceiro maior do ano e o quarto maior da história. Pela primeira vez, em quatro meses consecutivos, as concessões ultrapassaram cem mil.
De acordo com dados da consultoria Viva América, que acompanha mensalmente o processamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA em diversos países, o total de emissões em 2024 já chega a 802.787, uma alta de 3% em relação ao mesmo período de 2023.
O CEO da Viva América, Rodrigo Costa, explicou que, historicamente, o segundo semestre apresenta uma redução nas emissões de vistos. “As pessoas geralmente se organizam com antecedência para viagens aos Estados Unidos e costumam iniciar o processo no início do ano”, afirmou. No entanto, Costa destacou que o aumento recente deve-se à aceleração no atendimento pela Embaixada Americana. “O que observamos, desde o ano passado, é que o segundo semestre está ficando levemente mais movimentado.”
Em agosto, o visto B1/B2 — para turismo e negócios — foi o mais solicitado pelos brasileiros, com 105,55 autorizações, representando 95% do total. Outros vistos também se destacam, como o J-1 (798) para intercâmbio, o L-2 (591) para dependentes de L-1, o F-1 (546) voltado a estudantes, e o L-1 (431), destinado a executivos e empresários transferidos.
“O L-1 , em especial, teve um crescimento expressivo nos últimos anos, refletindo um aumento no intercâmbio empresarial entre Brasil e Estados Unidos, especialmente pela internacionalização de empresas brasileiras”, acrescentou Costa.
Embora a maioria dos vistos emitidos em agosto sejam temporários, exigindo que o titular retorne ao Brasil após um período, os vistos permanentes (green cards) também tiveram destaque. O mais solicitado foi o EB-2 (358), voltado para profissionais altamente especializados e pesquisadores de renome.
O consulado americano em São Paulo se destacou como o posto diplomático com o maior número de vistos emitidos no mundo em agosto, responsável por 57.394 autorizações, superando os consulados de Monterrey (México) e Bogotá (Colômbia). Outras unidades no Brasil, como o consulado do Rio de Janeiro e a Embaixada de Brasília, também figuraram entre os 20 maiores emissores globais.
1. B1/B2 (negócios e turismo): 105.555
2. J-1 (intercâmbio): 798
3. L-2 (dependentes de L-1): 591
4. F-1 (estudo): 546
5. L-1 (transferência de executivos): 431
6. C-1/D (tripulantes): 410
7. EB-2 (negócios): 358
8. B-1 (negócios): 283
9. A-2 (diplomatas): 248
10. H-1B (profissionais especializados): 159
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.