Locais abrigam verdadeiras maravilhas
Diversos patrimônios mundiais, entre os mais famosos e visitados, enfrentam risco de extinção de ecossistemas, monumentos históricos e sítios destruídos. Com uma lista que inclui florestas, recifes, ilhas e cidades históricas, esses locais são vulneráveis a conflitos, turismo descontrolado, mudanças climáticas e outras adversidades ambientais e humanas.
A Civitatis, plataforma de turismo, destacou a necessidade urgente de conscientização sobre essas áreas de preservação, incentivando um turismo que vá além da exploração para colaborar com a proteção. “Nossa missão é convidar os viajantes a explorar esses tesouros de grande valor para a humanidade e a serem parte ativa em sua preservação antes que seja tarde demais”, comentou Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
Floresta Amazônica, América do Sul
Com seus mais de sete milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais cruciais do planeta, mas sofre com a perda acelerada de biodiversidade devido ao desmatamento e exploração ilegal de recursos.
Ilhas Galápagos, Equador
Berço da teoria da evolução de Charles Darwin, as Ilhas Galápagos abrigam espécies únicas que estão ameaçadas pelo turismo excessivo e pela introdução de espécies invasoras.
Veneza, Itália
Conhecida como a “cidade dos canais”, Veneza enfrentou um futuro certo devido à subida do nível do mar e à superlotação turística. No local é possível realizar passeios que apresentam a cidade e promovem a conscientização sobre os desafios enfrentados, reforçando a importância da preservação para o futuro da cidade histórica italiana.
Grande Barreira de Coral, Austrália
O aquecimento dos oceanos e a acidificação das águas ameaçam recifes de corais ao redor do mundo, incluindo a emblemática Grande Barreira de Coral. Com expedições de mergulho e snorkel, é possível que os visitantes conheçam perto desse ecossistema, com incentivo para a preservação.
Chan Chan, Peru
O sítio destruído de Chan Chan, a maior cidade de adobe das Américas, está ameaçado por fatores ambientais e humanos. Por meio de passeios organizados, os visitantes podem explorar a herança pré-colombiana e compreendam a importância de sua conservação.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.