De Goiás para o Brasil, Samba de Seu Zé é símbolo de resistência; evento retorna a Goiânia em 2026

Evento de samba de terreiro terá edição especial na capital goiana em outubro com experiências culturais e ação social ampliada

Samba de Seu Zé volta a Goiânia em outubro com programação inédita

O Samba de Seu Zé anunciou retorno à Goiânia para outubro de 2026, com uma edição especial que combina música, ancestralidade e compromisso social em uma celebração pensada para o público fiel e novos admiradores. A iniciativa reforça a importância cultural do samba de terreiro e seu papel na valorização das tradições afro-brasileiras.

Para Rose Ribeiro, produtora e idealizadora do evento, a edição tem um significado especial. “Uma edição especial do Samba de Seu Zé poderá ser realizada outubro deste ano”, diz Rose, ao revelar o planejamento da festa na cidade que viu nascer o projeto. O anúncio motiva expectativas elevadas entre público e artistas.

A escolha do espaço segue a lógica de proximidade com o público. “Será escolhido um local aberto e de fácil acesso ao nosso público tão fiel”, afirma Rose Ribeiro, garantindo que a logística será pensada para atender às demandas de conforto do público goiano. A programação está prevista para começar às 15h em um sábado. “Nossas edições acontecem sempre aos sábados começando a partir das 15h”, explica Rose.

Samba de terreiro, cultura e experiência no evento

O evento busca oferecer ao público uma experiência completa, além da música. “Teremos um bar e cozinha completa para atender o público e também um feirinha cultural que traz um pouco da culinária ancestral ao evento”, detalha a produtora, destacando o foco em cultura e alimentação como complementos à programação musical.

O Samba de Seu Zé foi idealizado como um espaço seguro e acolhedor para o público do samba de terreiro, música que tem origem nos terreiros e quadras das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro e representa forte tradição comunitária e cultural no Brasil desde os anos 1930. No samba-de-terreiro, a prática coletiva de tocar e cantar era parte fundamental da vida nas comunidades, integrando ritmos e práticas sociais.

Criado em Goiânia, o projeto surgiu para acolher quem cultiva a música de terreiro e valorizar a tradição afro-brasileira sem preconceitos. “O Samba de Seu Zé surgiu da ideia de criar um espaço seguro para o público do samba de terreiro”, conta Rose, lembrando que a primeira edição aconteceu em Goiânia em 28 de outubro de 2023, com público superior a 1100 pessoas.

Samba do seu Zé é arte, ancestralidade e diversidade no palco

Para Guilherme Ribeiro, coprodutor do evento, a programação mistura talentos locais e nacionais de forma intencional. “Trabalhamos muito com a valorização de artistas locais e também com artistas do restante do Brasil”, afirma. A diversidade de artistas reflete a pluralidade do samba de terreiro e sua capacidade de conectar diferentes regiões e públicos.

Após viajar por diversas cidades brasileiras, o Samba de Seu Zé incorporou diferentes características em cada edição. “Cada edição foi trazendo uma nova característica ao Samba de Seu Zé”, diz Guilherme, sugerindo que a edição goiana terá novidades que diferenciam a programação de tudo que o público local já viu.

O retorno a Goiânia tem um significado simbólico para a organização. “Goiânia é o berço do Samba de Seu Zé”, afirma Guilherme, lembrando que a capital foi fundamental para que o projeto expandisse e alcançasse outras regiões do país com sua proposta cultural e social.

A expectativa é que o evento resgate memórias afetivas e mostre por que nasceu em Goiânia, enquanto promove um encontro que combina música, ancestralidade e solidariedade. “A expectativa é de um evento que mate a saudade e mostre o porque esse projeto incrível surgiu em Goiânia”, diz Guilherme Ribeiro, projetando um encontro para reunir gerações de apreciadores do samba de terreiro.

Convite para celebrar tradição e cultura no Samba do Seu Zé

Guilherme reforça o convite para que o público vá ao evento com amigos e familiares. “Um evento de samba de terreiro de grande porte não acontece todo dia em Goiânia”, lembra ele, destacando o caráter singular da celebração.

O Samba de Seu Zé representa, segundo os organizadores, uma oportunidade rara de vivenciar samba de terreiro de qualidade, celebrar tradições afro-brasileiras e participar de uma ação social significativa. “Se você gosta de samba de qualidade e valoriza eventos que celebram a cultura e têm uma ação social”, afirma Guilherme, “a edição especial do Samba de Seu Zé é uma oportunidade única”.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Vinícius Lima
Autor: Vinícius Lima

Jornalista e pós-graduando em Marketing, apaixonado por comunicação e pela criação de conteúdo geek. Entusiasta de cultura, viagens e esportes, busca transformar informação e experiência em conteúdos claros, acessíveis e que realmente facilitem a vida das pessoas.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.