Finalistas unem inovação, cultura nacional e estratégia para atrair viajantes estrangeiros
As dez empresas finalistas do concurso Brasil Tá Pra Game 2 foram divulgadas pela A Embratur, por meio do EmbraturLAB, e da Abragames. Os projetos escolhidos em 2025 seguem agora para votação popular e para uma rodada de pitching diante de especialistas do setor.
O prêmio, que distribui R$ 190 mil, valor dividido entre categorias, destaca estúdios que exploram aspectos da cultura brasileira em suas narrativas, como música, artes, design de som e jogabilidade. A iniciativa busca transformar games em ferramentas para promover destinos turísticos do país.
Na disputa, aparecem nomes consolidados e novos talentos. A lista inclui:
A proposta do Brasil Tá Pra Game vai além do reconhecimento criativo. A Embratur aposta na sinergia entre indústria de games e turismo para ampliar negócios e colocar o Brasil no radar de novas experiências digitais.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o projeto está ligado ao chamado turismo de tela. “Estamos vivendo um momento em que a experiência digital molda a forma como descobrimos e interagimos com o mundo. Unir a força narrativa dos games com a riqueza dos nossos destinos turísticos não é apenas uma estratégia inovadora, é a forma mais poderosa de convidar o mundo a ‘jogar’ o Brasil, transformando cada viagem em uma aventura interativa”, afirmou.
Ele também ressaltou o peso da indústria: “Mais de 70% da indústria de games brasileira garante seu faturamento no mercado internacional. O mundo consome os jogos produzidos no Brasil”.
A parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games é central para o alcance da iniciativa. Para Rodrigo Terra, presidente da Abragames, a ação amplia a presença dos estúdios independentes no mercado global.
“Promover os games indies nacionais no âmbito do turismo é uma estratégia não só moderna, mas fala diretamente com uma diversidade de viajantes que encontram nos jogos eletrônicos uma forma de conhecer as paisagens, as histórias e a cultura de um país. A segunda edição do ‘Brasil Tá Pra Game’ reforça este compromisso da Embratur e Abragames em levar a linguagem dos games para novos territórios”, disse Terra.
O resultado será divulgado em dezembro. O primeiro colocado receberá R$ 70 mil, o segundo, R$ 50 mil, e o terceiro, R$ 40 mil. Há ainda a categoria dedicada a novos entrantes — estúdios com CNPJ aberto a partir de janeiro de 2020 —, que premiará com R$ 30 mil.
A votação online já está aberta ao público e segue disponível até o dia 10 de outubro. Enquanto isso, os estúdios se preparam para apresentar seus projetos diante de avaliadores em dezembro, quando será revelado o vencedor.
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Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
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