Entenda a história de “A Substância”, filme de terror com Demi Moore

Longa-metragem critica a busca pela beleza e juventude

A Substância utiliza do terror para criticar a busca pela beleza (Foto: Mubi)

O novo filme de Demi Moore, “A Substância“, apresenta uma reflexão inquietante sobre a busca desenfreada pela juventude e beleza. Ambientado em Los Angeles, a trama tem início com uma imagem icônica: uma vista aérea da Calçada da Fama, onde uma nova estrela está sendo instalada. No entanto, logo essa estrela, dedicada à atriz Elisabeth Sparkle, personagem interpretada por Moore, se vê danificada e ignorada, pisoteada pelos transeuntes.

A cena inicial, que dura poucos minutos, é uma metáfora poderosa para o que está por vir. Ela já antecipa o tom sombrio e os temas principais do filme: pertencimento, a obsessão pela juventude e pela perfeição, e o quanto uma pessoa está disposta a sacrificar para atingir seus objetivos.

Com mais de 50 anos, Elisabeth Sparkle enfrenta um momento difícil de sua vida: após ser demitida de um programa de TV devido à baixa audiência, ela começa a se ver como obsoleta, presa a um passado que já não lhe garante os holofotes. Desesperada, ela se submete a um processo radical para criar uma versão de si mesma que atenda aos padrões da sociedade: uma mulher mais jovem, mais bonita e cheia de energia.

Embora o filme se encaixe dentro da categoria de dramas feministas que exploram a discriminação por idade e a pressão sobre os padrões de beleza, o que realmente o distingue é o método aterrador que Elisabeth escolhe para alcançar seu objetivo. Ao optar por uma clonagem caseira com o uso de uma droga clandestina, ela traz à vida sua sósia, Sue, uma versão jovem e vibrante de si mesma, interpretada por Margaret Qualley. A forma como a personagem de Sue emerge de Elisabeth, como um filhote saindo de um ovo, é uma imagem surreal que dá o tom ao filme.

Com “A Substância“, a cineasta francesa Coralie Fargeat cria uma narrativa de terror psicológico, onde o sangue e a tensão são elementos constantes. O filme é, ao mesmo tempo, perturbador e fascinante, tocando em pontos delicados sobre a pressão social e o preço da perfeição.

O filme já está disponível na plataforma de streaming Mubi.

Assista ao trailer de “A Substância”:

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.