Sessão gratuita no Cine Cultura exibe cinco produções locais com temas e narrativas importantes em Goiânia
O Cine Cultura, em Goiânia, será palco do lançamento de cinco curtas-metragens goianos nesta quinta-feira (22/5), às 18h30. As produções fazem parte de uma iniciativa viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás). A seleção reúne quatro documentários e uma ficção, com temáticas que passam por meio ambiente, cultura popular, justiça social e o protagonismo feminino em áreas rurais.
Os filmes que compõem a programação são: Sereia do Brava, Resgate Abelha, Terra Delas, Mestre da Terra e História Real da Violenta Conquista. Segundo a organização, os curtas representam um retrato da diversidade de olhares da produção audiovisual goiana contemporânea, propondo diálogos entre tradição e modernidade, memória e resistência.
O destaque da noite será a ficção Sereia do Brava, dirigida por Luciano Evangelista, que mistura realismo e fantasia na jornada de dois amigos em busca de devolver o corpo de uma mulher ao Parque Vaca Brava. O elenco conta com Allan Jacinto, Otto Caetano, Milleide Lopes e Larissa Sisterolli.
Na área documental, Resgate Abelha, dirigido por Kaco Olímpio e Evangelista, foca na importância ecológica das abelhas e o trabalho minucioso de apicultores urbanos, revelando a urgência do cuidado ambiental nas cidades.
Outro documentário, Mestre da Terra, também sob direção de Olímpio, retrata o ofício ancestral da cerâmica artesanal em Goiás, e valoriza os saberes transmitidos por gerações.
Terra Delas, de Bárbara Zaiden, marca sua estreia na direção e retrata a trajetória de mulheres camponesas de Catalão. O curta mostra como a participação na cozinha solidária do Movimento Camponês Popular (MCP) transformou a realidade dessas mulheres, fortalecendo a autonomia e o empoderamento feminino.
Encerrando a programação, o documentário História Real da Violenta Conquista, do jornalista João Paulo Alexandre, revisita a desocupação do Parque Oeste Industrial, ocorrida em 2005, em Goiânia. A obra parte de uma perspectiva pessoal, com relatos da própria família do diretor, sobreviventes do episódio.
A sessão terá entrada gratuita e oferecerá ingressos distribuídos na bilheteria antes da exibição.
Curtas goianos
Data: quinta-feira, 22 de maio
Horário: 18h30
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado - Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 - Centro, Goiânia - GO)
Valor: gratuito
Ingressos: disponíveis na bilheteria antes da exibição
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.