Pesquisa revela que brasileiros com até 44 anos destinam até 30% dos gastos para videogames

Levantamento mostra que jovens entre 13 e 17 anos passam 40% mais tempo em jogos de videogame do que em outro tipo de mídia

Pesquisa sobre jogos revela dados brasileiros do mercado (Foto: Pixabay)

Uma pesquisa realizada pela consultoria global Bain & Company com mais de 5 mil participantes em seis países, incluindo o Brasil, destaca as tendências do mercado de games para 2024. O levantamento indica que o aumento no tempo e nos investimentos em jogos, iniciado durante a pandemia, se manteve nos últimos anos. O crescimento da indústria é impulsionado principalmente pelo forte engajamento de jovens entre 13 e 17 anos, que dedicam cerca de 40% mais tempo aos videogames do que a outras formas de mídia.

A Bain identificou que, entre os entrevistados de todas as faixas etárias até 44 anos, os jogos representam entre 15% e 30% do tempo de entretenimento e aproximadamente 20% a 30% dos gastos com diversões.

Entre os principais achados, a pesquisa revela que os jogos estão se tornando uma plataforma de socialização e interação, especialmente entre crianças e adolescentes. Jogadores que se envolvem de forma mais imersiva não apenas se mostram mais engajados, mas também gastam mais por hora em comparação a outros perfis. Esse cenário abre espaço para o desenvolvimento de um ecossistema robusto de conteúdo e experiências, à medida que as fronteiras entre jogos e outras formas de entretenimento se tornam cada vez mais tênues.

“Entre os adultos, principalmente a partir dos 44 anos, o objetivo principal continua a ser jogar, mas nas camadas mais jovens, em especial até 25 anos, o videogame é usado como plataforma de socialização. Isso abre possibilidades de novas fontes de receita para as empresas”, afirma Luis Diez, líder da prática de Tecnologia Empresarial da Bain na América do Sul.

A pesquisa também indica um aumento na demanda por interoperabilidade, com jogadores utilizando múltiplos dispositivos e desejando a capacidade de salvar e jogar em diferentes plataformas. A popularidade dos jogos em nuvem cresceu desde 2022, especialmente entre jovens de 13 a 34 anos nos Estados Unidos, Japão e Brasil. Os jogos em grupo se destacam entre as preferências de várias faixas etárias, reforçando a importância da interoperabilidade.

A categoria de vídeos (TV, filmes, esportes) representa uma fatia significativa das despesas, variando de 30% a 55%, enquanto os videogames dominam os gastos entre adolescentes de 13 a 17 anos. Embora os adolescentes joguem por mais horas, os adultos de 25 a 34 anos apresentam o maior gasto por hora, em média 1 dólar.

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Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

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