Evento reunirá galerias renomadas, colecionadores e especialistas para fortalecer o mercado de arte na região
A FARGO – Feira de Arte Goiás, reconhecida como o maior evento de negócios em arte do Centro-Oeste, já tem data confirmada para sua 7ª edição, com entrada gratuita. Entre os dias 14 e 18 de maio de 2025, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) será palco de um encontro que promete impulsionar o setor artístico, conectar colecionadores e abrir portas para artistas emergentes.
Para a nova edição, o evento traz como destaque o centenário de Antônio Poteiro, um dos nomes mais emblemáticos da arte popular brasileira. O artista, conhecido por sua paleta vibrante, esculturas em cerâmica e cenas do cotidiano, é memorável por refletir o imaginário com originalidade e força poética.
Em 2025, o evento promete ser ainda maior que nas últimas edições. “A primeira edição aconteceu na coragem. Fomos fazendo e aprendendo no processo. E agora, nesta edição, a feira se consolida, quebra muros e atrai pessoas que a gente ainda nem conhece, mas que estão vindo prestigiar os artistas. Afirmo isso porque, participando de feiras e exposições nacionais e internacionais e em todos os lugares, sempre nos perguntam: ‘Como está a feira?’ E é com muito orgulho que falamos sobre o crescimento da FARGO e de todo esse movimento, de toda essa cadeia produtiva das artes em Goiás”, afirma Wanessa Cruz, organizadora, curadora da feira e sócia Diretora da Arte Plena Produção em Cultura.
Com um histórico consolidado desde 2017, a FARGO se destaca não apenas como um espaço de comercialização de obras, mas também como um importante catalisador da cena artística nacional. Nesta edição, quatro galerias de São Paulo já garantiram presença, assim como expositores de Brasília, Cuiabá e Goiânia. A expectativa é que colecionadores de diversas regiões do país – incluindo São Paulo, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Belém – movimentem o evento.
Outo destaque da FARGO é o fomento ao mercado. “Se na primeira edição, muitos dos expositores estavam recém-saídos da universidade; hoje, vários deles já têm projeção nacional. E é exatamente isso que a gente quer com a FARGO: fomentar o mercado, dar visibilidade, apresentar artistas, valorizar a produção local e fortalecer o circuito das artes visuais do Centro-Oeste. Temos gente muito boa por aqui, artistas incríveis, profissionais sérios, e precisamos dar espaço para que possam ganhar projeção, apresentar seu trabalho”, ressalta Wanessa
Além da exposição de obras e do contato direto com galerias e colecionadores, a FARGO 2025 oferecerá um seminário nacional, trazendo debates e palestras sobre os desafios e perspectivas do setor. A feira tem sido um importante elo na valorização da arte contemporânea brasileira, ampliando discussões e promovendo oportunidades para novos talentos.
Em sua última edição, realizada em 2024, a FARGO – Feira de Arte Goiás atraiu mais de 15 mil visitantes e contou com 33 expositores. Além disso, cerca de R$ 50 mil foram distribuídos em prêmios, reforçando o compromisso do evento com o fomento da produção artística.
O evento também contará com lançamento de livros neste ano. “O impacto da FARGO é enorme na valorização da produção editorial independente e no incentivo à circulação do conhecimento em Goiás. O espaço, que funciona como um ponto de encontro entre escritores, pesquisadores e leitores, reafirma seu compromisso com a diversidade literária e artística”, reforça Sandro Tôrres, produtor e curador da FARGO.
A FARGO 2025 tem o apoio cultural do Programa Goyazes, da Secretaria de Cultura de Goiás. Co-realização SESC Goiás. Patrocínio Master Danglar.
Antes da FARGO – Feira de Arte Goiás, um encontro especial reuniu especialistas para discutir a influência do colecionismo no mercado de arte contemporânea. O evento aconteceu no Flamboyant Urbanismo, um espaço inovador que combina tecnologia, paisagismo e design.
O destaque do encontro foi a palestra de Nei Vargas, mestre e doutor em artes visuais, que abordou o impacto das coleções privadas no Brasil. Reconhecido por sua trajetória acadêmica e por um prêmio da Fundação Bienal de São Paulo, Vargas compartilhou insights valiosos sobre como o colecionismo pode fortalecer a economia criativa.
Personalidades de peso marcaram presença, como Rafael Lupo Medina, da Cartier em Paris, e Flávio Lima, CEO da Danglar Joias e Relógios, uma das marcas patrocinadoras da FARGO 2025. A participação de nomes influentes do setor reforça o papel da feira como um dos principais eventos do calendário artístico nacional.
FARGO - Feira de Arte Goiás
Datas:14 e 18 de maio
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) - Goiânia
Entrada: gratuita
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.