Filme goiano “A Ilha dos Ilus” concorre ao Prêmio Grande Otelo

Premiação acontecerá no dia 28 de agosto

"A Ilha dos Ilus" é filme goiano reconhecido internacionalmente (Foto: Mandra Filmes)

O filme de animação goiano “A Ilha dos Ilus“, dirigido por Paulo G. C. Miranda, recebeu indicação ao Prêmio Grande Otelo, uma das maiores distinções do cinema nacional que celebra os destaques da indústria cinematográfica.

A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quarta-feira (28/08), às 21h, na Cidade das Artes, localizada no Rio de Janeiro. O evento será transmitido pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema. Esta é a primeira vez que um longa-metragem de animação goiano é indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual no cenário nacional.

O Prêmio Grande Otelo, anteriormente denominado Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, é uma das principais honrarias da cinematografia do país. Em sua edição de 2024, a competição conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens em diversas categorias.

Produzido pela Mandra Filmes, “A Ilha dos Ilus” é distribuído pela Elo Studios. A produção recebeu apoio financeiro do Governo Federal através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Ancine e Fundo Setorial do Audiovisual, além de patrocínios e suporte do Governo de Goiás por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Goyazes, ambos gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Reconhecimento e desafios

O diretor Paulo G. C. Miranda comentou sobre a indicação ao Prêmio Grande Otelo e o sucesso comercial do filme, que se tornou a maior bilheteira de um filme goiano em décadas. “A repercussão de ‘A Ilha dos Ilus‘ e nossa participação no Prêmio Grande Otelo é um reconhecimento importante para o trabalho desenvolvido na Mandra. Juntamo-nos a outros profissionais da animação goiana para posicionar Goiás no mercado nacional e internacional de animação, o que é extremamente significativo. Este mercado gera empregos, renda e desenvolve talentos que deixarão sua marca. Receber esta indicação é uma forma de celebrar mais de 20 anos de trajetória na Mandra“, afirmou Miranda.

Na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação, “A Ilha dos Ilus” disputa o prêmio com quatro outras produções: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais“, de Marão; “Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro“, de Guilherme Fiuza Zenha; “Perlimps“, de Alê Abreu; e “Uma Noite Antes do Natal“, de Nelson Botter Jr.

Confira o trailer de “A Ilha dos Ilus”:

O enredo segue Pocó, um cachorro que, ao ser enviado para a família errada, precisa retornar à sua ilha de origem. Em sua jornada, Pocó se une a um grupo de animais rejeitados para encontrar uma passagem secreta, enfrentando uma força maligna. A animação explora temas de diversidade, amizade e companheirismo, utilizando humor para revisitar fábulas tradicionais.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.