Filme de diretor anapolino está entre as produções cotadas para representar o Brasil
O filme “Oeste Outra Vez”, do diretor e roteirista goiano Érico Rassi, desponta como um dos possíveis representantes do Brasil no Oscar 2026. A notícia veio da Academia Brasileira de Cinema, que divulgou recentemente a lista inicial de filmes brasileiros habilitados a concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional. Essa seleção reúne as produções que atenderam aos critérios exigidos pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Dirigido por Érico Rassi e produzido por Lidiana Reis e Cristiane Miotto, o filme “Oeste Outra Vez” foi filmado em diferentes locações do interior de Goiás, com destaque para a Chapada dos Veadeiros, retratando os conflitos e a paisagem típica do Cerrado goiano.
A trama acompanha o retorno de Totó (Ângelo Antônio) à sua terra natal. Lá, seu caminho se cruza com o de Durval (Babu Santana). Abandonados pela mesma mulher, os dois acabam nutrindo uma rivalidade que se desenrola em pleno sertão de Goiás.
Antes de ganhar as telas nacionais, a produção teve uma estreia antecipada em Goiás, no dia 6 de março, chegando aos cinemas de todo o país no dia 27 do mesmo mês. O longa conquistou público e crítica, sendo o grande vencedor da mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado. Na ocasião, recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia (André Carvalheira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério).
Uma comissão composta por 15 membros será responsável por analisar os títulos inscritos. No dia 8 de setembro, o grupo definirá quais serão as seis produções que avançarão para a fase final. Já o anúncio oficial do filme que representará o Brasil na premiação está previsto para o dia 15 de setembro. A obra escolhida será então submetida à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para disputar a shortlist internacional.
>>Veja quais são os filmes brasileiros inscritos para o Oscar 2026
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.