“Fortnite” retorna ao iOS após quatro anos; entenda

Jogo battle royale retorna a aparelhos Apple, somente na Europa

Nova temporada de Fornite apresenta embate entre heróis (Foto: Epic Games)

Após quatro anos de disputa judicial entre a Epic Games, os proprietários do battle royale “Fortnite”, e a Apple , a justiça europeia concedeu a vitória a favor da desenvolvedora do jogo.

Alegando o monopólio por parte da Apple em ter apenas a App Store como fornecedora de aplicativos no sistema iOS , a empresa terá que abrir as portas para outras lojas virtuais que tenham o direito de comercializar na plataforma. Com isso, a Epic Games lançou sua nova versão da Epic Games Store para o sistema no continente europeu, assim como uma versão para Android , que estará disponível em todo o globo.

“Fortnite” estará disponível para aparelhos da Apple tanto pela Epic Games Store quanto pelo AltStore PAL , outro aplicativo terceirizado que funciona no iOS . Além do Battle Royale, outros títulos da desenvolvedora estarão disponíveis nas lojas, como “Fall Guys” e “Rocket League”.

O fundador e CEO da Epic Games , Tim Sweeney , comentou: “Estamos animados e gratos pela lei europeia de mercado digital (Lei Europeia DMA). Fortnite está finalmente voltando ao iOS na Europa.

Aparelhos móveis agora contam com a loja Epic Games Store - Fortnite (Foto Epic Games)
Apple agora conta com loja Epic Games (Foto: Epic Games)

“Fortnite” e Epic arcarão taxas

Mesmo com esse retorno, ainda existe uma “pegadinha” por parte da Apple. Desenvolvedores que têm interesse em lançar aplicativos para a plataforma, mesmo que por lojas terceirizadas, precisam pagar uma taxa de €0,50 para cada instalação após uma meta de um milhão de downloads.

Ainda que essa taxa sendo algo pesado se considerarmos a quantidade de jogadores que “Fortnite” apresenta, a Epic está disposta a pagar o preço, visto que o título faturou €700 milhões nos dois primeiros anos em que os jogadores tiveram acesso ao jogo, antes de a Apple cortar o aplicativo de sua loja. Outro reforço para a Epic se manter na plataforma é o fato de que a receita agora ficará apenas com ela, já que 30% da renda ia direto para o bolso da Apple quando o aplicativo estava na App Store.

O retorno de “Fortnite” ao iOS, mesmo que seja apenas na Europa, coincide com a chegada da nova temporada do jogo, intitulada “Destino Apocalíptico”, que contará com vários personagens do Universo Marvel na colaboração.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.