Mostra inédita de Ronan Gonçalves reúne telas, esculturas, videoarte e experiências sensoriais com entrada gratuita
Goiânia recebe uma experiência artística única com a exposição “Entremeio”, que segue em cartaz até o dia 17 de maio, na Vila Cultural Cora Coralina. A mostra reúne 15 obras inéditas do artista plástico Ronan Gonçalves, que convida o público a refletir sobre as conexões entre passado, presente e futuro por meio da arte contemporânea.
A exposição propõe um verdadeiro mergulho sensorial e emocional, promovendo acessibilidade com intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais adaptados. O evento conta com entrada gratuita e visitas guiadas, além de rodas de conversa, sessões interativas e a emocionante Performance Vermelha, intervenção ao vivo que evoca intensidade e emoção.
Contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e realizada com apoio da Secult Goiás, a mostra é resultado de uma jornada artística de duas décadas. As obras transitam entre diferentes linguagens, como telas, fotografias, instalações em tecido, esculturas de ferro e tecido, além de uma videoarte imersiva.
A proposta de exposição “Entremeio” vai além da estética. A mostra se ancora no conceito de Diálogo Temporal, entrelaçando o real e o abstrato de forma provocativa. As telas tensionam essa dualidade, enquanto as fotografias capturam a fugacidade do momento, questionando o tempo como construção.
As instalações têxteis estimulam o toque e a interação, convidando o espectador a uma participação ativa. Já as esculturas, ora robustas, ora delicadas, representam a tensão entre resistência e fragilidade. O ponto alto da exposição, uma videoarte envolvente, une som, imagem e emoção, em uma experiência sensorial profunda.
O responsável por essa travessia estética é o artista fluminense Ronan Gonçalves, também conhecido como Rogo. Natural de Rio das Flores (RJ), Rogo iniciou sua carreira em 2004, construindo uma linguagem própria que une elementos da natureza, memória afetiva e cenários urbanos.
Com participações em eventos de prestígio como a 31ª Bienal de São Paulo, e intercâmbios internacionais em Portugal, o artista conquistou espaço no cenário nacional. Atualmente, ele atua como Instrutor de Arte na Fundação Cultural de Palmas e é curador da Galeria Salve Cultura da Arte.
Exposição "Entremeio"
Data: até 17 de maio
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia - Go)
Entrada: gratuita
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.