Goiânia institui Dia Municipal do Beatbox e valoriza cultura hip hop

Data contará com apresentações, workshops, palestras e competições

Goiânia ganha Dia Municipal do Beatbox (Foto: Caju Bento)

A cultura hip hop ganha um novo marco em Goiânia. O prefeito Sandro Mabel (UB) sancionou a Lei 11.322, de 17 de janeiro de 2025, que institui o Dia Municipal do Beatbox. Aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal, o projeto de autoria do vereador Fabrício Rosa (PT) foi publicado no Diário Oficial do Município e agora faz parte do Calendário Municipal de Eventos.

A nova data comemorativa, celebrada anualmente em 29 de maio, busca reconhecer e valorizar essa expressão artística, caracterizada pela produção de sons, ritmos e melodias por meio do aparelho vocal. O projeto de lei recebeu aprovação unânime dos parlamentares em 12 de dezembro de 2024.

Uma homenagem à cultura hip hop

O vereador Fabrício Rosa destacou a importância da lei para a cena cultural e para a juventude goianiense. “Estou muito feliz com essa aprovação. Essa lei tem um grande valor cultural e social, principalmente para a juventude de Goiânia, porque o beatbox é uma das expressões mais autênticas do hip hop. É uma arte que democratiza o acesso à música porque permite que qualquer pessoa, independente de condições financeiras, possa criar e se expressar, já que o principal instrumento é o corpo humano, por meio do seu aparelho vocal”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o texto da lei, o Dia Municipal do Beatbox tem como objetivo “reconhecer e valorizar a cultura do beatbox”. O vereador reforça que “O Beatbox é uma forma de arte urbana que surgiu nas comunidades periféricas dos Estados Unidos e se tornou uma expressão cultural global, presente em diversas manifestações artísticas, como música, dança e teatro.”

Escolha da data para o o Dia Municipal do Beatbox

O dia 29 de maio não foi escolhido por acaso. Segundo Fabrício Rosa, a data foi uma sugestão da própria comunidade do beatbox, que optou por homenagear o lançamento de “Fat Boys”, primeiro grande álbum do trio nova-iorquino The Fat Boys, em 1984.

“Na semana em que se comemora o Dia Municipal do Beatbox, serão promovidas atividades culturais, como apresentações, workshops, palestras e competições, visando disseminar e estimular a prática do beatbox na comunidade”, destaca o artigo 3º da lei.

A nova legislação também incentiva a realização de eventos e atividades voltadas ao beatbox em escolas, espaços culturais e associações comunitárias. O artigo 5º da Lei 11.322/2025 ainda permite que o Poder Público Municipal estabeleça parcerias com artistas e entidades culturais para fortalecer as atividades alusivas à data, garantindo recursos e suporte logístico.

Goiânia no cenário nacional do beatbox

A capital goiana tem sido destaque no beatbox nacional, em grande parte graças ao talento de Thiago Penido Nascimento, conhecido como Penido Beatbox, atual campeão brasileiro da modalidade. “O Penido já foi campeão em competições nacionais algumas vezes. Por isso mesmo, é importante reconhecer o beatbox como uma forma legítima de expressão artística e cultural, promover a inclusão e a cultura, incentivar a criatividade e criar um dia próprio para lembrar do beatbox”, conclui Fabrício Rosa.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.