Goiânia recebe exposição “A Margem é o Caminho do Expurgo”, de Júlio Abreu

Mostra segue em cartaz na Vila Cultural Cora Coralina

Exposição em Goiânia (Foto: Júlio Abreu)

A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, recebe a exposição fotográfica “A Margem é o Caminho do Expurgo”, do artista Júlio Abreu. A mostra apresenta uma visão singular da cidade de Goiás, capturada entre 2017 e 2018, durante os instantes que antecedem o nascer do sol, quando as luzes noturnas ainda iluminam o cenário.

Com apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), do Governo de Goiás, e da lei federal Paulo Gustavo, operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a exposição já percorreu espaços como o Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás, o Coletivo Centopeia e o Centro Cultural UFG, em Goiânia. Agora, encerra sua temporada na capital goiana.

Júlio Abreu, fotógrafo e cineasta, mergulhou na paisagem histórica da cidade de Goiás para criar uma narrativa visual que transcende o tempo. Suas imagens não se limitam à estética colonial, mas exploram uma fusão entre suas vivências pessoais e a percepção coletiva do local. O resultado é uma série de fotografias que evocam um ambiente quase surreal, onde o passado e o futuro se encontram em um diálogo silencioso.

O artista, que é aficionado por estudos narrativos, compara o cenário retratado a um episódio da mitologia grega. “Eu que sempre usei a fotografia como ganha-pão, fotografando eventos e desenvolvendo um trabalho como retratista, me vi na necessidade de expurgar demônios próprios naquele momento, lidando com diversas angústias sobre meu próprio futuro, mas para além disso, havia o desejo de construir um projeto sobre a cidade de Goiás, que me fascinou desde a primeira vez que pisei por lá, já de mudança para fazer um curso superior”, revela Júlio César.

A exposição fotográfica de Júlio Abreu ficará em cartaz em Goiânia até o dia 6 de março e conta com entrada franca, além de recursos de acessibilidade, como textos descritivos e interpretação em Libras. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço permite a entrada de animais de estimação com coleiras.

Quem é Júlio Abreu

Natural de Mato Grosso e criado no interior de Goiás, Júlio César encontrou na fotografia uma forma de expressão e sustento. Durante sua graduação em Cinema e Audiovisual na cidade de Goiás, expandiu suas experimentações artísticas. Atualmente, ele reside em Goiânia, onde dirige a Nativo Filmes e continua a desenvolver projetos audiovisuais marcados por sua visão fotográfica única.

Exposição fotográfica "A Margem é o Caminho do Expurgo"
Data: Até 06/03/25 (Todos os dias, das 9h às 17h)
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Centro - Goiânia)
Entrada: gratuita
Espaço petfriendly

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Leia Mais Sobre
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.