Goianins: projeto promove arte e cultura infantil de forma gratuita em Goiânia

Iniciativa do projeto Goianins abre vagas para crianças típicas e atípicas com atividades baseadas nas Cavalhadas goianas

A preocupação com o acolhimento é uma das marcas do projeto Goianins (Foto: Divulgação)

O projeto “Goianins – cultura goiana para artistas mirins” abriu oficialmente suas inscrições para oficinas de arte voltadas a crianças de 10 a 12 anos, promovendo inclusão social e valorização da cultura regional. As oficinas acontecerão no Jardim Potrich, nos dias 10 e 17 de maio, de 9h30 às 11h.

De acordo com a organização do projeto, a proposta é unir arte, diversidade e tradição goiana em uma experiência única, que acolhe tanto crianças típicas quanto aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Espaço Multicultural Jardim Potrich foi idealizado por Tatiana Potrich, uma das mentes por trás do projeto Goianins. Com apenas 20 vagas disponíveis, divididas em dois encontros, a atividade será conduzida pela professora de artes Laura Macêdo e contará com apoio da auxiliar terapêutica Isabela Preto.

Metade das vagas será destinada a estudantes de escolas públicas, garantindo acessibilidade às oficinas de arte. Cada turma será formada por 10 crianças, em dois dias diferentes: o primeiro dedicado às crianças típicas e o segundo às crianças com TEA.

Oficinas de pintura inclusivas em Goiânia: conheça o projeto Goianins

Inspiradas nas tradicionais Cavalhadas goianas e na obra da artista naif Helena Vasconcelos, as atividades propõem que os pequenos artistas criem suas próprias telas, utilizando kits fornecidos com pincéis, tintas guache e telas de 30×30 cm. A proposta é estimular a liberdade criativa e a conexão com a cultura popular de forma acessível e sensível às necessidades individuais.

“No formulário de inscrição temos um campo dedicado especialmente para descrição das especificidades da neurodivergência, visto que, para acompanharmos o processo de produção dessas crianças, precisamos estar atentos à hipersensibilidade sensorial de cada uma para buscar adaptar o ambiente de produção”, explica Laura Macêdo.

A preocupação com o acolhimento é uma das marcas do Goianins, que busca criar um ambiente seguro e estimulante para todos os perfis de crianças.

Além do foco artístico, o projeto tem forte viés educacional e terapêutico. “Atividades artísticas estimulam a atenção, a percepção visual, a memória e a coordenação motora fina, essenciais para o aprendizado escolar. Além disso, oferecem um canal poderoso de expressão, alimentam a imaginação e fortalecem a criatividade”, completa Laura.

Saiba como participar das oficinas de arte

Os interessados devem se inscrever até às 12h do dia 8 de maio, acessando o formulário online disponível no Instagram oficial do projeto.

A lista dos selecionados será divulgada no dia 9 de maio, às 13h, nas redes sociais do Goianins. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando a cota de 50% para escolas públicas. Dúvidas ou outras informações podem ser resolvidas pelo Instagram ou pelo e-mail: [email protected].

O Goianins é um projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com execução no âmbito municipal e apoio do Ministério da Cultura. A iniciativa representa um chamado à expressão criativa, à inclusão e à valorização das raízes culturais do estado de Goiás.

Oficinas de Arte Goianins
Data: 10 e 17 de maio
Horário: de 9h30 às 11h
Local: Espaço Multicultural Jardim Potrich (Rua 12, 12, Jardim Goiás, Goiânia - GO)
Valor: gratuito
Inscrições: no formulário

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.