Cidades goianas se destacam pela diversidade de atrativos, desde águas termais até turismo religioso e cultural
Goiás é o sétimo maior estado do Brasil. Com uma área de mais de 340 mil quilômetros quadrados, faz divisa com Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Repleto de paisagens exuberantes, águas termais, cidades históricas e polos industriais, Goiás apresenta uma diversidade capaz de atrair públicos variados. O objetivo das visitas vai desde negócios, até o lazer e o turismo religioso.
Anualmente, o estado recebe cerca de 18,2 milhões de turistas, de acordo com a Goiás Turismo, órgão responsável pela política estadual do setor. Esse número considera o fluxo interno de goianos viajando dentro do estado e o externo, com visitantes de outros estados.
“A predominância de turistas em busca de negócios, lazer ou tratamento de saúde, em Goiás, é bastante variável, pois o estado é muito diverso e rico em oportunidades”, destaca o Observatório de Turismo do Estado de Goiás.
Em Goiânia, por exemplo, o turismo é impulsionado pela oferta de negócios, saúde e eventos corporativos, enquanto cidades como Caldas Novas, Rio Quente e Alto Paraíso atraem visitantes em busca de lazer e bem-estar, especialmente por conta das águas termais e da natureza exuberante.
Já Pirenópolis e a Cidade de Goiás ganham destaque pelo turismo cultural, com festas populares, casarões coloniais e gastronomia regional. Municípios como Trindade e Niquelândia se consolidam no mapa do turismo religioso, recebendo milhares de fiéis em datas especiais.
Outros lugares como Anápolis, Rio Verde e Catalão, marcados pelo agronegócio e indústria, também têm se consolidado como destinos para quem busca negócios e lazer. Esses municípios, embora movimentem a economia com feiras e eventos empresariais, também contam com rios, parques e cachoeiras, o que atrai turistas em busca de descanso e contato com a natureza.
Com grande potencial de crescimento, a Goiás Turismo vem intensificando investimentos em infraestrutura, segurança pública e promoção. De acordo com o órgão, a meta é ampliar o número de visitantes e consolidar o estado como referência nacional em turismo histórico, ecológico e religioso.
Ações como a sinalização do Caminho de Cora Coralina, melhoria nas estradas que levam à Chapada dos Veadeiros e o apoio a eventos regionais fazem parte da estratégia. A promoção inclui a participação em feiras nacionais e internacionais, voltadas à divulgação dos atrativos das 12 regiões turísticas do estado, conforme o Mapa do Turismo Brasileiro.
Outro foco é a capacitação de profissionais com cursos de inglês e atendimento, além de encontros de qualificação em regiões turísticas. A criação do Observatório do Turismo permite acompanhar dados e elaborar políticas mais eficazes.
A valorização das belezas naturais, como o Rio Araguaia, os grandes lagos e a maior estância hidrotermal do mundo, localizada entre Caldas Novas e Rio Quente, fortalece a imagem do estado. Pirenópolis, Alto Paraíso, Formosa, Caiapônia e Paraúna também ganham destaque pelo patrimônio natural, cultura e gastronomia.
Com o avanço das políticas públicas, Goiás busca se firmar como um dos principais destinos turísticos do país, aliando lazer, desenvolvimento e sustentabilidade.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.