Modernização de cinemas públicos eleva padrão de qualidade e acessibilidade em Goiás

Estado é um dos poucos a apresentar projetores em 4k no país

Cine Cultura após modernização (Foto: Secult Goiás)

Goiás tem se tornado um referencial no cenário cinematográfico brasileiro com a modernização de dois importantes cinemas do estado: o Cine Cultura, em Goiânia, e o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Ambos os cinemas passaram a contar com tecnologia de ponta, incluindo projetores 4K e som digital de alta qualidade. Essas características os colocam entre os mais modernos do país.

Atualmente, essa tecnologia está presente em apenas quatro cinemas no Brasil. Em Goiás, encontram-se dois deles, reforçando a importância do estado no desenvolvimento da cultura nacional.

O governador Ronaldo Caiado celebrou a entrega das melhorias no Cine Teatro São Joaquim. Ele ressaltou o caráter exclusivo dos equipamentos de última geração instalados no local. “Agora estes cinemas possuem projetores de última geração, presentes em apenas quatro lugares no Brasil. Estes são os únicos dois cinemas públicos no Brasil que atingiram essa excelência até o momento. Isso é algo que dá condição às pessoas de vir aqui assistir a melhor projeção em oferta no mundo“, afirmou Caiado durante a cerimônia de entrega da modernização.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a modernização dos dois cinemas é um passo importante para a cultura goiana e um modelo de gestão pública. “Agora Goiás também está virando referência na gestão de espaços públicos, como esses dois cinemas que foram modernizados. Com essas melhorias, proporcionamos espaços mais inclusivos e tecnologicamente avançados. Valorizamos o cinema como um importante instrumento de democratização cultural e deixamos um legado para as futuras gerações”, destacou Yara Nunes.

Modernização no Cine Cultura, em Goiânia

O Cine Cultura, um ícone cultural da capital goiana, passou por uma revitalização completa que teve início em agosto de 2024. Os investimentos foram da ordem de R$ 2,1 milhões. A reforma incluiu a instalação de projetor digital 4K, novas telas widescreen e um sistema de som digital. Também houve melhorias na acessibilidade, com a adição de rampas e poltronas especiais. Com 35 anos de história, o cinema continua a ser uma referência para os debates sobre a sétima arte.

Cine Teatro São Joaquim

Já o Cine Teatro São Joaquim, o mais antigo do estado, recebeu 60 novos equipamentos, incluindo projetores 4K. Também foram instalados sistemas de som de alta qualidade. O local, que já abrigava atividades teatrais, agora também oferece uma programação cinematográfica moderna. Esta é acompanhada de novas formas de pagamento, como o Pix, além de dinheiro, para a compra dos ingressos. Essa mudança visa aumentar a praticidade e a acessibilidade para o público.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Leia Mais Sobre
Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.