GOTY 2025: confira os jogos que devem participar da premiação

Evento acontece 11 de dezembro e promete agitar fãs

'Clair Obscur: Expedition 33' é forte concorrente ao GOTY 2025 (Foto: Sandfall Interactive)

Acontecendo em dezembro, o The Game Awards é considerado o maior evento de gala no ramo de video games do mundo, reunindo fãs e desenvolvedores ao redor do globo para celebrar os jogos eletrônicos, onde diversos grandes títulos irão concorrer ao disputado prêmio do GOTY (Game of the Year, ou jogo do ano em português) de 2025.

Com o adiamento de Grand Theft Auto 6 para 2026, diversos títulos estão no páreo para ganharem o maior reconhecimento que um jogo pode receber, entre eles estão “Kingdom Come: Deliverance 2”, o altamente discutido “Clair Obscure: Expedition 33”, a mais nova criação do japonês Hideo Kojima com “Death Stranding 2” e mais.

Conheça os títulos que devem concorrer ao GOTY de 2025:

1. Kingdom Come: Deliverance 2

Inspirado nas histórias medievais europeias dos anos 1500, Kingdom Come: Deliverance 2 é um RPG com toques realistas. O jogador assume o controle de Henry de Skalitz que busca vingança contra o assassino de seus pais. Partindo da posição de um soldado raso até o comando do seu próprio exército, o caminho que Henry trilhará nesta jornada cabe apenas ao jogador decidir. Aliados, inimigos, paixões, alianças, tudo ficará gravado na história do imersivo mundo de Kingdom Come: Deliverance 2.

Desenvolvedora: Warhorse Studios.
Gênero: Action RPG.
Plataformas: PC, PS5 e Xbox Series S|X.

Kingdom Come: Deliverance 2 (Foto: Warhorse Studios)
Kingdom Come: Deliverance 2 (Foto: Warhorse Studios)

2. Clair Obscure: Expedition 33

Acontecendo em uma Paris fictícia chamada de Lumière, Clair Obscure: Expedition 33 pegou o mundo de surpresa. Anualmente, a entidade conhecida como Pintora realiza o Gommage, ao pintar um número sempre decrescente no Monolito, as pessoas daquela determinada idade são apagadas da existência. Cabe então aos membros da Expedição 33, o número mais recente pintado pela Pintora, de colocar um fim ao sofrimento do povo de Lumière. Como Gustave, os jogadores partirão em uma jornada pelo Continente, onde devem sobreviver e encontrar aliados inesperados para salvar o restante da humanidade.

Desenvolvedora: Sandfall Interactive.
Gênero: JRPG.
Plataformas: PC, PS5 e Xbox Series S|X.

Clair Obscure: Expedition 33 (Foto: Sandfall Interactive)
Clair Obscure: Expedition 33 (Foto: Sandfall Interactive)

3. Death Stranding 2: On the Beach

Servindo de continuação direta do primeiro título, Death Stranding 2 segue a história do entregador Sam Porter Bridges que tem a missão de reconectar o mundo destruído pelos eventos homônimos da obra. Após ter reconectado os Estados Unidos, que passou a se chamar Cidades Unidas das Américas (UCA), Sam desapareceu do mapa e se estabeleceu na fronteira com o México, vivendo uma vida despreocupada com Lou, também conhecido como Bridge Baby 28, ou BB-28. Quando sua antiga aliada Fragile aparece com um pedido que seria muito bom para recusar, Sam se vê forçado a fazer uma última entrega, que resulta em eventos catastróficos.

Desenvolvedora: Kojima Productions.
Gênero: Ação/Aventura.
Plataformas: PS5.

Death Stranding 2 estreia com sucesso total (Foto Kojima Productions)
Death Stranding 2: On the Beach (Foto: Kojima Productions)

4. Blue Prince

Nada é o que parece ser em Blue Prince. Após herdar uma misteriosa mansão em Mt. Holly, o jogador precisa chegar até a Sala 46, mas não será uma missão tão fácil. A cada alvorada, a mansão se reconfigura e os quartos mudam de lugar. Com planejamento de rotas e uso de ferramentas, cabe ao jogador descobrir como navegar pela propriedade e localizar a misteriosa Sala 46. Sem notar, o protagonista se vê envolto no passado da casa, que esconde conflitos políticos, chantagens e um desaparecimento que nunca foi descoberto.

Desenvolvedora: Dogubomb.
Gênero: Quebra-Cabeça.
Plataformas: PC, PS5 e Xbox Series S|X.

Blue Prince (Foto: Dogubomb)
Blue Prince (Foto: Dogubomb)

5. Split Fiction

Mio e Zoe são escritoras bem diferentes, enquanto uma escreve ficção científica, a outra escreve histórias de alta fantasia. Ao se conectarem em uma máquina que gera mundos realistas a partir de suas ideias, um acidente acontece, mesclando as realidades criadas por ambas, ao mesmo tempo em que as prendem neste universo que mistura o futuro e o passado mágico. As duas garotas agora precisam cooperar e colocar sua diferenças de lado, já que a única maneira de saírem da máquina é terminando ambos os lados das histórias criadas.

Desenvolvedora: Hazelight Studios.
Gênero: Ação/Aventura.
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series S|X e Switch 2.

Split Fiction (Foto: Hazelight Studios)
Split Fiction (Foto: Hazelight Studios)

Jogos que não foram lançados, mas podem participar:

1. Ghost of Yotei

Se passando cerca de 300 após a história de Ghost of Tsushima, Ghost of Yotei promete continuar o legado deixado por Jin Sakai com a história de Atsu, uma garota que viu sua vida ruir diante da destruição causada pela entidade conhecida como Os Seis de Yotei, que a amarraram em uma árvore em chamas junta a sua família e deixados para morrer. Usando a katana de sua família, Atsu irá se aventurar pela província de Ezo (atualmente conhecida como Hokkaido), para vingar sua família.

Desenvolvedora: Sucker Punch Productions.
Data de Lançamento: Outubro de 2025.
Gênero: Ação/Aventura.
Plataformas: PS5.

2. Donkey Kong Bananza

O gorila Donkey Kong retorna em um jogo solo após 11 anos com Donkey Kong Bananza. Ao lado de uma Pauline mais jovem, o protagonista irá se aventurar pelo sub-solo para resgatar os preciosos cristais de Banândio de um grupo de macacos hostis. Utilizando sua força extrema, Donkey Kong poderá destruir obstáculos e o próprio terreno para achar diversos tesouros, além de transformações poderosas para derrotar os inimigos que fiquem no caminho.

Desenvolvedora: Nintendo
Data de Lançamento: Julho de 2025.
Gênero: Plataforma.
Plataformas: Switch 2.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.