Novo atraso se daria por demissões em massa do estúdio
A Rockstar Games confirmou nesta quinta-feira, 6 de novembro, que o lançamento de “Grand Theft Auto 6” (GTA 6) será adiado mais uma vez, agora com estreia marcada para 19 de novembro de 2026. A notícia frustrou fãs ao redor do mundo, que esperavam colocar as mãos no jogo já em maio do mesmo ano.
Embora adiamentos sejam comuns na indústria dos videogames, muitas vezes necessários para ajustes técnicos e aprimoramentos finais, a justificativa por trás dessa nova mudança de data gerou forte reação negativa. Segundo fontes ligadas à empresa, o motivo principal estaria relacionado à reestruturação interna e às demissões em massa realizadas recentemente.
Logo após o anúncio, funcionários e ex-colaboradores da Rockstar e da Take-Two Interactive foram às ruas em protesto, principalmente no Reino Unido, denunciando cortes considerados injustos. Entre as principais queixas está a alegação de que a empresa estaria dispensando trabalhadores sindicalizados, em uma tentativa de enfraquecer os movimentos trabalhistas que buscam melhores condições no setor. A empresa se defende dizendo que os cortes foram necessários, já que os desenvolvedores em questão estavariam “vazando” conteúdos de “Grand Theft Auto 6” (GTA 6) online.
As manifestações reacenderam o debate sobre a prática do “crunch”,longas jornadas de trabalho impostas durante o desenvolvimento de grandes títulos, uma crítica recorrente à Rockstar, especialmente ligados ao desenvolvimento de “Red Dead Redemption 2”, na qual funcionários realizavam jornadas semanais que chegavam à 100 horas.
O atraso de “Grand Theft Auto 6” (GTA 6), considerado um dos jogos mais aguardados da década, alimenta a ansiedade dos jogadores, mas também expõe as tensões dentro de uma das empresas mais poderosas da indústria dos games. “GTA 6” estará disponível no lançamento para as plataformas PlayStation 5 e Xbox Series S|X.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Apreciador de boas histórias, filmes e games. Repórter no portal Gazeta Culturismo.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.