Guapó (GO) inaugura usina solar em parceria com a Equatorial Energia

Novo polo energético tem capacidade de suprir 900 residências

Guapó inaugura usina fotovoltaica (Foto: Pexels)

A Armor Energia anunciou o início das operações da Usina Fotovoltaica (UFV) Guapó, localizada no município de Guapó, em Goiás. Voltado para o modelo de Geração Distribuída (GD), o empreendimento tem como missão acelerar a transição energética de empresas e indústrias em todo o estado de Goiás.

A usina, que atende consumidores sob concessão da Equatorial Energia Goiás, promete fortalecer a presença da energia solar na matriz elétrica estadual. Segundo Fred Menezes, diretor-executivo da Armor Energia, “A expectativa é que a UFV Guapó gere cerca de 2.191 MWh por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 900 residências”.

Com 0,9 MW de potência em corrente alternada (CA) e 1,34 MWp em corrente contínua (DC), a planta conta com 2.046 módulos fotovoltaicos instalados em estrutura fixa. Essa configuração garante alta eficiência na captação da radiação solar, um dos principais diferenciais da região de Guapó, conhecida pela abundância de luz solar ao longo do ano.

Usina solar tem foco na sustentabilidade

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Essencial Engenharia, que também é sócia da usina. A empresa atuou desde a concepção até a entrada em operação do parque, consolidando sua posição no setor de energias renováveis com foco em sustentabilidade e excelência técnica.

A geração distribuída tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Dados atualizados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), de fevereiro, apontam que a energia solar representa hoje 21,9% da capacidade instalada no país, posicionando-se como a segunda maior fonte de energia nacional.

O crescimento do setor tem impactos expressivos. Até agora, a energia solar já gerou mais de 1,6 milhão de empregos e evitou a emissão de cerca de 65,6 milhões de toneladas de CO₂. Atualmente, o país conta com cerca de 54 GW de potência instalada em energia solar, sendo 36,35 GW em geração distribuída e 17,64 GW em geração centralizada.

Guapó na vanguarda da energia sustentável

A localização estratégica da UFV Guapó, às margens da BR-060, facilita a logística e favorece o escoamento da produção agrícola local, além de atrair novos investimentos. Guapó vem se destacando como polo regional de energias renováveis, especialmente em projetos solares fotovoltaicos, graças às condições naturais ideais para a geração solar.

“Nosso objetivo com a UFV Guapó é não apenas reforçar a matriz energética renovável, mas também impulsionar a economia local, gerando empregos e novas oportunidades de desenvolvimento para a região”, acrescenta Menezes.

A UFV Guapó é o segundo empreendimento fotovoltaico da Armor Energia. Em outubro de 2024, a empresa iniciou operações da UFV Artur Nogueira, em São Paulo, em parceria com a Lemon. Com 2 MWac ou 2,77 MWp de capacidade instalada, a unidade paulista fornece energia para cerca de 400 empresas de pequeno e médio porte.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.