Guia para hotéis promete transformar turismo sustentável e pode impulsionar setor no Brasil

Publicação gratuita orienta estabelecimentos hoteleiros a reduzir impactos ambientais e ampliar competitividade com foco em práticas sustentáveis

Guia orienta hotéis para turismo sustentável (Foto: Pixabay)

Com apoio da Embratur e do Instituto Brasileiro de ESG (IBESG), um novo guia prático promete ser um divisor de águas para o turismo sustentável em hotéis brasileiros. Lançado gratuitamente, o Guia da Hospitalidade Sustentável – passo a passo ESG para meios de hospedagem oferece orientações estratégicas para tornar os empreendimentos mais sustentáveis e alinhados com as demandas do mercado atual. A iniciativa é fruto da união entre as consultorias Sustentabilidade Agora, INMIX e Registro e Memória – Comunicação e Gestão da Informação.

O material é destinado a gestores de hospedagens de todos os portes que desejam iniciar ou aprofundar sua jornada ESG. Segundo os organizadores, o guia reúne depoimentos reais de hotéis que enfrentaram obstáculos e alcançaram resultados concretos com práticas sustentáveis. O conteúdo está disponível para download gratuito clicando aqui.

Práticas sustentáveis reduzem custos e atraem mais hóspedes

Estudos apontam que o setor de turismo responde por 8% das emissões globais de carbono, número que pode subir 25% até 2030, segundo a Organização Mundial do Turismo. “Isso tem a ver não somente com o transporte, mas com questões relacionadas ao consumo energético e à gestão de resíduos”, afirma Fernanda Grottera, sócia-diretora da INMIX, com mais de 15 anos de experiência no setor hoteleiro.

O guia busca orientar as empresas a identificar e mensurar impactos socioambientais, utilizando os principais frameworks da agenda ESG. “O guia esclarece à governança de hotéis, de qualquer porte e segmento, como identificar e mensurar os principais impactos socioambientais que gera, a partir de importantes frameworks da agenda ESG, para traçar estratégias de mitigação que resultam em redução de custos, ganhos reputacionais, retenção de talentos e atração de mais clientes”, explica Rafael Ávila, CEO da Sustentabilidade Agora.

Turismo sustentável é diferencial competitivo no mercado

Estruturado em cinco seções, o conteúdo detalha os pilares da sustentabilidade hoteleira, abordando desde certificações reconhecidas até exemplos de aplicação prática. O guia ainda explora tendências globais e nacionais no turismo consciente, com dados que reforçam o crescimento de turistas exigentes quanto à responsabilidade socioambiental dos destinos e serviços.

“A jornada ESG, longe de acessória, é condição estratégica ao negócio que quer se manter competitivo e crescer”, defende Vanessa Costa, da consultoria Registro e Memória. A especialista também destaca a presença crescente de regulações que cobram práticas mensuráveis nos serviços de hospedagem, pressionando o setor a se reinventar.

Experiências reais fortalecem credibilidade do guia

O guia também traz relatos inspiradores de empreendimentos como o Anavilhanas Jungle Lodge, o Bugan e Ribalta, da rede Atlantica, e o Slaviero Downtown, em São Paulo. Eles compartilham obstáculos enfrentados, soluções adotadas e resultados obtidos após a implementação das diretrizes ESG. “A ideia é compartilhar conhecimento prático e experiências bem-sucedidas”, diz Fernanda.

Segundo Marina Barki, coordenadora ESG da Embratur, o material chega em momento oportuno. “Acreditamos que o guia chega com muito potencial para ajudar hotéis em sua jornada ESG”, afirma a executiva.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.