Japão se torna o destino dos sonhos dos brasileiros em 2025 e bate recorde de reservas

Interesse pela cultura asiática, fim do visto e influência digital impulsionam turismo de brasileiros para o Japão

Japão se torna destino queridinho dos brasileiros em 2025 (Foto Civitatis)

O Japão registrou um salto impressionante no número de visitantes brasileiros no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados da Civitatis, plataforma global de experiências turísticas. O volume de reservas feitas por turistas do Brasil cresceu mais de quatro vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. O avanço é atribuído principalmente à isenção de visto, ao apelo cultural crescente e à forte presença do país nas redes sociais.

Segundo Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil, “a combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025”. A medida japonesa, que entrou em vigor em 2023, isenta brasileiros de visto para estadias de até 90 dias, reduzindo custos e burocracias.

As cidades mais procuradas foram Tóquio, Kyoto e Osaka. Já entre os passeios pagos, os favoritos são o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e lago Ashi com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan. “Temos investido fortemente na oferta de passeios em português em destinos do mundo todo para facilitar ainda mais a jornada dos nossos viajantes”, afirma Oliveira.

Japão é um dos destinos mais procurados pelos Brasileiros em 2025

Explosão cultural no Japão e a relação com os jovens

O interesse crescente dos brasileiros, especialmente dos jovens, pela cultura japonesa é outro pilar desse crescimento. A plataforma Winnin, especializada em análise de tendências em vídeos, aponta que cerca de 50 mil conteúdos ligados à cultura oriental foram produzidos nas redes sociais brasileiras no último ano, gerando quase 12 milhões de visualizações.

Esse fenômeno impacta diretamente o cotidiano brasileiro. O Bairro da Liberdade, em São Paulo, por exemplo, recebe cerca de 20 mil pessoas por fim de semana, segundo a APECC. Durante festivais como o Tanabata Matsuri, esse número pode chegar a 120 mil visitantes. O Anime Friends, um dos maiores eventos de cultura pop japonesa da América Latina, também atingiu a marca de 150 mil visitantes em 2025.

A ascensão dessa estética e universo pop no Brasil tem estreita relação com o universo digital, no qual o Japão se tornou onipresente. O conteúdo japonês ocupa espaço entre influenciadores, plataformas de streaming, jogos e moda.

Viagem para o Japão está em alta em 2025

Influência das celebridades impulsiona desejo de viagem

A presença de celebridades brasileiras no Japão tem amplificado o desejo do público de conhecer o país. Em 2025, influenciadores como Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe compartilharam momentos de sua viagem nas redes sociais com os mais de 84 milhões de seguidores que somam no Instagram. Os dois visitaram pontos turísticos como Tóquio e o Monte Fuji.

O humorista Fábio Porchat também esteve no Japão e visitou o Castelo de Osaka, conhecido por oferecer visitas com audioguia em inglês. Celebridades que viajaram ao país em 2024, como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel, ajudaram a alimentar esse imaginário. “Esse ‘efeito celebridade’ ajudou a consolidar a imagem do Japão como um destino completo: tecnológico e cultural, urbano e de natureza, com atrações que vão de parques temáticos a trilhas nas montanhas japonesas”, reforça Oliveira.

Passeios no Japão encantam turistas brasileiros (Foto Pixabay)

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Leia Mais Sobre
Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.