Interesse pela cultura asiática, fim do visto e influência digital impulsionam turismo de brasileiros para o Japão
O Japão registrou um salto impressionante no número de visitantes brasileiros no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados da Civitatis, plataforma global de experiências turísticas. O volume de reservas feitas por turistas do Brasil cresceu mais de quatro vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. O avanço é atribuído principalmente à isenção de visto, ao apelo cultural crescente e à forte presença do país nas redes sociais.
Segundo Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil, “a combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025”. A medida japonesa, que entrou em vigor em 2023, isenta brasileiros de visto para estadias de até 90 dias, reduzindo custos e burocracias.
As cidades mais procuradas foram Tóquio, Kyoto e Osaka. Já entre os passeios pagos, os favoritos são o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e lago Ashi com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan. “Temos investido fortemente na oferta de passeios em português em destinos do mundo todo para facilitar ainda mais a jornada dos nossos viajantes”, afirma Oliveira.
O interesse crescente dos brasileiros, especialmente dos jovens, pela cultura japonesa é outro pilar desse crescimento. A plataforma Winnin, especializada em análise de tendências em vídeos, aponta que cerca de 50 mil conteúdos ligados à cultura oriental foram produzidos nas redes sociais brasileiras no último ano, gerando quase 12 milhões de visualizações.
Esse fenômeno impacta diretamente o cotidiano brasileiro. O Bairro da Liberdade, em São Paulo, por exemplo, recebe cerca de 20 mil pessoas por fim de semana, segundo a APECC. Durante festivais como o Tanabata Matsuri, esse número pode chegar a 120 mil visitantes. O Anime Friends, um dos maiores eventos de cultura pop japonesa da América Latina, também atingiu a marca de 150 mil visitantes em 2025.
A ascensão dessa estética e universo pop no Brasil tem estreita relação com o universo digital, no qual o Japão se tornou onipresente. O conteúdo japonês ocupa espaço entre influenciadores, plataformas de streaming, jogos e moda.
A presença de celebridades brasileiras no Japão tem amplificado o desejo do público de conhecer o país. Em 2025, influenciadores como Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe compartilharam momentos de sua viagem nas redes sociais com os mais de 84 milhões de seguidores que somam no Instagram. Os dois visitaram pontos turísticos como Tóquio e o Monte Fuji.
O humorista Fábio Porchat também esteve no Japão e visitou o Castelo de Osaka, conhecido por oferecer visitas com audioguia em inglês. Celebridades que viajaram ao país em 2024, como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel, ajudaram a alimentar esse imaginário. “Esse ‘efeito celebridade’ ajudou a consolidar a imagem do Japão como um destino completo: tecnológico e cultural, urbano e de natureza, com atrações que vão de parques temáticos a trilhas nas montanhas japonesas”, reforça Oliveira.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.