Prefeito de Goiânia garantiu melhorias para o Centro da capital e divulgou novidades
Na noite da última segunda-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Goiânia lançou a campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos”, em celebração ao centenário do estilo arquitetônico. A solenidade aconteceu no prédio da antiga Estação Ferroviária, na capital, e contou com a presença de diversas autoridades.
A capital abriga o segundo maior acervo de arquitetura Art Déco do mundo e o maior do Brasil. A campanha tem como objetivo valorizar o estilo, promover e preservar a memória urbana, além de incentivar o envolvimento da população por meio de ações culturais, educativas e turísticas, que se estendem até o aniversário da cidade.
Goiânia possui 22 monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com maior concentração na região central, área que vem sofrendo com o abandono nos últimos anos.
Contudo, Sandro Mabel garantiu que uma revitalização será realizada na região. “Dentro da cidade nós vamos mexer numa série de fachadas de lojas e de outros prédios, como o Grande Hotel. Essa revitalização, que já entra no Centro, será feita por partes. Nós vamos ter uma série de melhorias”, ressaltou o prefeito, que garantiu atenção para a Rua do Lazer, Rua 2, antiga Estação Ferroviária, entre outros pontos da cidade.
A presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, reforçou a importância da iniciativa. “O Art Déco é uma marca forte da identidade de Goiânia e um atrativo que diferencia nossa cidade no cenário nacional. Celebrar os 100 anos desse movimento é uma oportunidade de reforçar a importância da preservação do nosso patrimônio arquitetônico e de promover o turismo cultural”, pontuou. Nárcia Kelly vai presidir o recém-criado Comitê de Art Déco de Goiânia.
Durante o lançamento da campanha, o governador Ronaldo Caiado também apoiou a iniciativa. “Sou apaixonado por Goiás e acredito que devemos, cada vez mais, valorizar nosso Estado. O Sandro sabe que pode contar comigo: vamos recuperar o Centro de Goiânia e investir na região.”
Durante a coletiva de imprensa realizada no lançamento da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos”, o prefeito Sandro Mabel informou que há grandes planos para o Jóquei Clube, edificação histórica atualmente sem utilidade. “Nós vamos desapropriar o Jóquei Clube, vamos dar uma utilidade. Devemos fazer um palácio do game, um palácio da cultura.”
Mabel também garantiu que, em breve, a capital contará com a “Cidade da Música“, um espaço dedicado à realização de grandes shows e manifestações culturais.
Questionado pelo portal Gazeta Culturismo sobre a importância do estilo arquitetônico e a possibilidade de projeção internacional, o prefeito ressaltou que não tem dúvidas sobre o potencial: “Nós estamos trabalhando para ter um voo direto para a Europa e Estados Unidos. E a Azul Linhas Aéreas manifestou interesse em fazer um voo direto para os Estados Unidos. Sobre a TAP Air Portugal, o presidente me ligou, nós já estamos montando um comitê e vamos começar a discutir o voo direto para Portugal, que vai para a Europa de uma maneira geral. E isso não só vai, mas volta e traz o turista também.”
Veja também: Goiânia tem 2º maior acervo de Art Déco do mundo; veja onde estão os monumentos
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.