Mais de 50% dos brasileiros não sabem chegar à Chapada dos Veadeiros

Mais da metade da população acredita que o aeroporto de Goiânia é o mais próximo do paraíso do cerrado

Cachoeira do Encanto fica na Chapada dos Veadeiros (Foto: Coleci Turismo)

Chapada dos Veadeiros, um dos destinos naturais mais deslumbrantes do Brasil e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, enfrenta um desafio inesperado: a falta de informação sobre como chegar até lá.

Um estudo recente da Hibou Monitoramento, realizado para o movimento “Chapada Week”, revelou que 52% dos brasileiros desconhecem o aeroporto ideal para acessar a região. O levantamento, realizado com 492 pessoas em março de 2025, também mostrou que 20% acreditam que o aeroporto mais próximo é o de Goiânia, que está distante mais de 400 quilômetros da Chapada. Apenas 17% dos entrevistados acertaram que o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) é a principal rota aérea para esse paraíso do Cerrado.

A pesquisa evidencia um problema crítico que pode impactar o fluxo de turistas e afetar negativamente o desenvolvimento econômico da região. Para enfrentar essa situação, o Aeroporto de Brasília e a administradora Inframerica uniram forças ao Chapada Week com o objetivo de promover a conexão entre a capital federal e a Chapada dos Veadeiros, facilitando o acesso dos turistas e incentivando o turismo sustentável.

“Sabemos que a Chapada dos Veadeiros já está no radar dos viajantes, mas a pesquisa escancara um problema crucial: a falta de informação sobre como chegar até lá. Esse desconhecimento pode afastar turistas e limitar o potencial econômico da região. Com o apoio do Aeroporto de Brasília, queremos mudar essa realidade, posicionando BSB como a principal porta de entrada para esse destino tão desejado”, afirmou Lauro Jurgeaitis, presidente da Associação Veadeiros, responsável pela organização das semanas de descontos na região.

Além do desconhecimento sobre o acesso, outra pesquisa da iniciativa “Sou Cerrado”, também conduzida pela Hibou e com quase 2 mil brasileiros, revelou que 63% da população não sabe que o Cerrado é a principal fonte de águas no país. Esses dados reforçam a necessidade de educação e conscientização sobre a importância ecológica da região.

Para promover a Chapada dos Veadeiros, o Chapada Week chega à sua 4ª edição oferecendo descontos exclusivos em hospedagens, passeios, gastronomia e terapias de bem-estar. Até o dia 31 de março de 2025, os visitantes poderão explorar o destino pagando menos e vivendo experiências autênticas.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.