Iniciativa busca aproximar jovens e adultos das narrativas tradicionais ao mesmo tempo em que valoriza o grafite como expressão transformadora
O Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, recebe o projeto Outras Lendas, que promove a criação de um mural de 80 m² sob a condução do artista Adrien Dorme e do convidado Yuri Lemes. A intervenção apresenta figuras menos conhecidas do folclore brasileiro, com conclusão prevista para o dia 11 de dezembro.
A iniciativa ganhou força com uma proposta clara: aproximar jovens e adultos das narrativas tradicionais ao mesmo tempo em que valoriza o grafite como expressão transformadora. Além da pintura ao vivo, estudantes da rede pública participam de uma oficina especial de grafite conduzida pela equipe do projeto.
A entrega oficial do mural será na quinta (11), às 16h, com participação do ator Lino Araújo, que interpretará as histórias representadas no painel. “O objetivo do projeto é resgatar parte do folclore brasileiro que foi deixada de lado com o passar do tempo, ao mesmo tempo em que mostra o valor do graffiti como ocupação artística capaz de transformar espaços onde a vida das grandes cidades deixou de acontecer”, destaca Adrien Dorme.
A intervenção de Adrien Dorme reúne sete personagens de diversas regiões do país, como Mapinguari, Corpo Seco, Vitória Régia, Minhocão do Pari, Capelobo, Cidade Encantada e Boi Vaquim. A escolha nasceu de viagens, pesquisas e trocas culturais feitas pelo artista ao longo dos últimos anos.
Adrien Dorme conta que tudo começou quando ouviu uma história contada pela filha. “O conceito surgiu há vários anos quando minha filha me contou a história do Mapinguari e eu percebi que nunca tinha ouvido falar sobre ele. Isso ficou na minha cabeça, comecei a pesquisar e a trocar experiências com artistas de outras regiões e países enquanto participava de eventos pela América do Sul e percebi que existe muita coisa sob essa superfície que se popularizou, especialmente quando falamos de origem indígena e afro-brasileira”, explica.
Durante os quatro dias de pintura, visitantes poderão acompanhar o processo artístico do novo mural do Martim Cererê, em tempo real, em uma experiência aberta. No dia 11, a obra poderá ser visitada das 10h às 17h. A apresentação teatral de Lino Araújo dará vida aos mitos retratados, aproximando o público das histórias que inspiraram o painel.
A produtora Beatriz Barrientos Ramos destaca a fusão entre artes cênicas e arte urbana. “Queremos que o público tenha a oportunidade tanto de admirar o painel como de descobrir que por trás da beleza dele tem a riqueza do folclore brasileiro”, afirma.
Acessibilidade e conexão digital também fazem parte da proposta. Códigos QR espalhados pelo mural direcionam ao site oficial, permitindo saber mais sobre cada personagem. Isabela Araújo, da produção, reforça a importância dessa ponte com o público. “Nós sabíamos que possibilitar a interação do público depois do evento de entrega seria algo desafiador, por isso foi fundamental encontrar uma forma de disponibilizar a informação sobre as figuras lendárias que aparecem na obra”, explica. A ação contará com intérprete de Libras para garantir acesso pleno à programação.
Realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, o projeto Outras Lendas nasce como ponto de partida para novas edições e intercâmbios. Adrien Dorme defende que muitas narrativas se perderam ao longo do tempo, e recuperar esse repertório é um gesto de pertencimento. “Esses são apenas alguns dos mitos dentre vários outros que foram sendo apagados da narrativa oral brasileira. Queremos trazer mais edições para devolver esse orgulho de conhecer essas histórias regionais e expandir para nossos irmãos sul-americanos, fazendo esse intercâmbio cultural que também é muito enriquecedor e empoderador”, completa.
Danilo Gonçalves, coordenador geral do projeto, reforça a relevância do investimento cultural. “Além de colocar o holofote em uma parte da cultura brasileira que é desconhecida, o projeto Outras Lendas busca mostrar o papel da cultura à população. A oficina de graffiti realizada com alunos do ensino público serve para despertar o interesse pela produção de arte e colocar essa atividade como um caminho profissional real”, finaliza.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.