Explore fenômenos naturais impressionantes e aventuras radicais na região que abriga o Parque Nacional das Emas
Localizado no sudoeste goiano, Mineiros é um verdadeiro santuário natural e ponto estratégico de conexão entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conhecida como o berço das águas, a cidade é um dos principais polos de nascentes do Brasil, com destaque para o Parque Nacional das Emas, patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO.
Situada a 420 km de Goiânia, a cidade se destaca também por seu vasto território de 12.060 quilômetros quadrados, o que representa 2,6% da área de Goiás.
Mineiros abriga ainda a importante área de recarga e afloramento do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta. A região é abençoada com altitudes que variam entre 700 e 1100 metros, e é justamente nesse cenário que nascem importantes rios como o Araguaia, Verde, Formoso e Jacuba.
Entre os fenômenos naturais que fascinam os visitantes está a bioluminescência nos cupinzeiros. De outubro a novembro, as larvas de vagalumes iluminam os campos do Parque Nacional das Emas após as primeiras chuvas da estação. A beleza do fenômeno já foi eternizada pelas lentes do médico e fotógrafo Ary Bassous, vencedor do Wildlife Photographer of the Year 2014, premiação concedida pelo Natural History Museum de Londres.
Este raro espetáculo natural ocorre em noites quentes e sem vento, quando as larvas emitem luz para atrair insetos. Isso cria o efeito de verdadeiros tapetes luminosos sobre o Cerrado. O fenômeno, comum em ambientes marinhos, ganha uma versão espetacular em Mineiros, reafirmando a importância da conservação desse patrimônio.
Para os apaixonados por aventura, Mineiros oferece o Jangadão Ecológico, realizado de julho a outubro. Nesta expedição de quatro dias, os participantes percorrem cerca de 60 km do rio Araguaia em botes infláveis, remando aproximadamente 6 horas por dia e acampando nas margens do rio.
Durante a jornada, o trajeto leva os aventureiros a explorar um cânion de 50 km de extensão, cercado por majestosas paredes de pedra, praias e cachoeiras de águas cristalinas.
A expedição atravessa a belíssima APA do Encantado, uma área de proteção ambiental dedicada à preservação do Cerrado e da fauna local. A travessia ainda proporciona a observação de aves em pleno voo e um deslumbrante pôr do sol.
O Pinga-Fogo se destaca como um dos tesouros naturais mais autênticos do Cerrado brasileiro. Localizado entre os municípios de Mineiros e Portelândia, a região abriga uma biodiversidade impressionante e oferece uma experiência de turismo de base comunitária voltada para quem busca contato direto com a natureza e práticas sustentáveis.
O território é lar de uma rica fauna que inclui queixadas, onças-pintadas, suçuarana, tamanduás, antas, tucanos, gaviões e araras. Desses, tamanduás, araras e tucanos são os avistamentos mais frequentes. Não é raro ver as araras repousando e nidificando entre os majestosos buritis e os paredões de pedra que caracterizam a paisagem local.
Para os mais aventureiros, o Pinga-Fogo proporciona trilhas que podem durar até dois dias, levando os exploradores a alcançar alguns dos pontos mais altos da região.
Já para aqueles que preferem um passeio mais tranquilo, o local oferece piscinas naturais de água cristalina perfeitas para banho e relaxamento. Outra atividade imperdível é o safári fotográfico, ideal para registrar as belezas da fauna, flora e paisagens locais.
As atividades são organizadas por pequenos produtores rurais, que também oferecem serviços como camping, refeições caseiras, venda de produtos locais e passeios pelas belezas naturais da região. As refeições são preparadas em casas de família, e não em restaurantes formais, promovendo a vivência com a cultura local e contribuindo diretamente para a economia sustentável da comunidade.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.