Evento promete resgatar produções históricas
Entre sexta-feira (6) e domingo (8), a cidade de Pirenópolis será palco da II Mostra de Cinema Silencioso, promovida pela Cinemateca Santa Dica de Goiás. Durante três dias, o público será transportado para o fascinante universo do cinema mudo, com exibições de filmes que marcaram o período entre 1900 e 1930, com entrada gratuita.
O evento reúne produções de diferentes nacionalidades e gêneros, como comédia, romance, drama, suspense, terror e documentários. Um dos destaques da programação são as sessões com acompanhamento ao vivo por piano, além de exibições especiais externas para o público infantil. A mostra também contará com audiodescrição, garantindo maior acessibilidade.
De acordo com o curador Andros Anderson, o evento resgata a essência do cinema mudo. “O evento alia arte, cultura, história e entretenimento, promovendo lazer exclusivo na cidade mais charmosa de Goiás”, afirma o professor, que também destaca a oferta de oficinas para formação de estudantes, integrando o lazer com a educação.
A realização da mostra conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de Goiás.
O cinema silencioso, conhecido como a era do cinema mudo, segue conquistando cinéfilos e acadêmicos. Mais do que um marco histórico, o período foi terreno fértil para experimentos estéticos, surgiu de gêneros específicos e desenvolvimento da linguagem cinematográfica.
Nos primeiros anos do século 20, surgiram produções icônicas de diversos países e estilos, como os faroestes americanos, o expressionismo alemão, o construtivismo soviético, a vanguarda francesa e os ciclos regionais no Brasil. Além disso, melodrama escandinavo e o experimentalismo japonês também foram destaques.
Expandindo os horizontes de sua primeira edição, a II Mostra de Cinema Silencioso insere pautas contemporâneas na programação. Um dos enfoques é o pioneirismo das mulheres no cinema mudo, com obras de nomes como Alice Guy-Blaché, Germaine Dulac, Clara Bow, Greta Garbo, Mabel Normand e Louise Brooks.
O evento também celebra o cinema negro, com a exibição de “Dentro de Nossas Portas”, dirigido por Oscar Micheaux em 1920. O filme é considerado o mais antigo longa-metragem ficcional de um cineasta negro nos EUA.
Outro destaque é o terror japonês “Página de Loucura”, de 1926, que impressiona pela narrativa não linear, antecipando experimentações vistas em curtas como “Um Cão Andaluz”, de Buñuel e Dalí.
Entre as sessões especiais, o suspense “Coração Delator”, inspirado no conto de Edgar Allan Poe, será exibido com opção de audiodescrição. Clássicos como “Tabu”, de FW Murnau e R. Flaherty, e “Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira, também integram a programação, ao lado das comédias icônicas de Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd.
II Mostra de Cinema Silencioso da Cinemateca Santa Dica de Goiás
Data: de 6 a 8 de dezembro
Horário: sessões das 8h às 23h
Local: Teatro Municipal e Salão Paroquial da Igreja Matriz (Pirenópolis - GO)
Entrada franca
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.