Artista de Trindade (GO) já é reconhecido mundialmente por seu talento
O artista plástico Fábio Gomes, morador de Trindade (GO), foi convidado para participar do “OUTLINE Streetart Festival 2024 – Edição Especial com Fabio Gomes Trindade”, em Bucareste, na Romênia. Reconhecido por sua arte realista, que combina copas de árvores com expressões faciais pintadas em paredes e painéis, ele é o primeiro artista internacional convidado a atuar no evento.
O festival de arte de rua, que está em sua 4ª edição, destaca o renomado artista brasileiro com a missão de embelezar o espaço urbano e aproximar a arte de rua da comunidade. Fábio Gomes está trabalhando em um mural de 350 metros quadrados, num edifício no centro de Bucareste. O projeto é realizado em parceria com a Embaixada do Brasil e a Prefeitura do Setor 4, com apoio da Federação Romena de Futebol.
Lançado em 2018, o festival teve um impacto significativo na cidade, revitalizando espaços públicos com murais de grandes dimensões.
Fábio Gomes, nascido em Primavera do Leste (MT), escolheu Trindade (GO) para viver com sua família há anos. A partir dessa conexão com a cidade, atualizou o nome artístico de Fábio Gomes Trindade.
Em entrevista exclusiva ao portal Gazeta Culturismo, o artista de 33 anos revelou que nunca imaginou chegar tão longe. “Eu desenhava só por hobby, somente por paixão mesmo. Nunca pensei que isso pudesse se transformar em uma profissão e me tornasse tão reconhecido”, afirmou Fábio, que vive exclusivamente de sua arte há cerca de 10 anos.
Apaixonado por traços e cores, Fábio começou a desenhar ainda na infância, preenchendo folhas de papel com sua criatividade. Após ser reprovado seis vezes na escola, ele teve que trabalhar como servente de pedreiro para garantir seu sustento. “Eu tinha tudo para dar errado na vida. Não tinha estudo nem profissão”, confessou. Segundo o artista, os colegas de trabalho notaram seu talento e o incentivaram a seguir o caminho artístico.
Mesmo sem formação acadêmica na área, Fábio persistiu e, durante a pandemia, decidiu pintar um mural com o pouco material que tinha em casa. Foi neste período que sua arte ganhou notoriedade internacional. O mural que retratava o rosto de uma criança negra, usando a copa de um pé de acerola como “cabelo”, viralizou nas redes sociais após ser compartilhado por Tina Knowles, mãe da cantora Beyoncé, e pela atriz Viola Davis.
Com o reconhecimento mundial, Fábio passou a ter uma demanda cada vez maior por suas obras. Hoje, já pintou mais de 600 murais. “No Brasil tenho arte em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Fora do país temos na Arábia Saudita e agora na Romênia”, pontuou Fábio ao portal Gazeta Culturismo.
Apaixonado pela natureza, Fábio Gomes Trindade se inspira na beleza da fauna e da flora, além de utilizar sua arte para abordar temas como igualdade racial. Muitas de suas obras retratam crianças e adultos negros, com as copas das árvores representando cabelos crespos.
Além disso, sua criatividade não tem limites: seus murais e telas apresentam desde objetos cotidianos até dragões, personagens de desenhos animados, celebridades e símbolos religiosos.
Mesmo com o sucesso internacional, Fábio mantém sua humildade. Ele sempre menciona sua esposa como parte fundamental de sua jornada, sendo uma de suas maiores incentivadoras. O artista também faz questão de manifestar sua fé: “Tenho só a agradecer a Deus por tudo que Ele fez e por ter me dado esse talento, esse dom.”
Ainda deslumbrado com suas conquistas, o muralista reflete sobre o caminho percorrido. “Para mim é tudo muito novo. Ser reconhecido e convidado para outros países é muito gratificante. Significa muita alegria para mim, porque eu jamais esperava poder chegar tão longe”, celebrou.
Fábio deixou um conselho importante para quem está começando: acreditar e insistir nos sonhos. “Saber que hoje sou inspiração para vários artistas que estão começando é muito legal. Desejo que essas pessoas possam acreditar, insistir no sonho e no que ama fazer. Por mais que demore, como demorou cerca de seis anos para que eu pudesse conseguir realmente viver da arte, a gente tem que insistir”, instruiu.
De acordo com Fábio Gomes Trindade, as coisas não foram fáceis em sua vida e carreira, mas a persistência o trouxe reconhecimento. “Insisti muito, passei por muitas dificuldades, mas sempre acreditei que uma hora tudo ia dar certo, já que é o que amo fazer”, completou.
Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.
Jornalista com pós-graduação em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista e diretora de animação.
Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.