Nave Equatorial leva tecnologia e sustentabilidade a milhares de estudantes em Goiás

Por meio de um ônibus futurista, a Equatorial Goiás promove educação energética e ambiental em todo o estado

Nave Equatorial leva tecnologia e sustentabilidade a milhares de estudantes em Goiás

A Unidade Móvel de Eficiência Energética (UMEE), mais conhecida como Nave Equatorial, vem transformando a forma como estudantes e comunidades de Goiás aprendem sobre sustentabilidade e uso consciente da energia elétrica. A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da ANEEL, é uma ação do Projeto E+ Educação, desenvolvido pela Equatorial Goiás.

A Nave Equatorial é um ônibus Mercedes-Benz Mascarello Gran Via O totalmente customizado pelo Instituto EFORT. O veículo ganhou um visual futurista e um avanço lateral que amplia o espaço interno, abrigando um cinema 7D interativo com cadeiras motorizadas e óculos de realidade virtual. Durante as sessões, os visitantes mergulham em experiências imersivas que abordam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, além de conhecerem pontos turísticos do estado, unindo aprendizado e valorização cultural.

Nave Equatorial

Segundo André Abrão, gerente de Relacionamento da Equatorial Goiás, o principal objetivo é promover educação energética de forma prática e lúdica, capacitando professores e conscientizando a população sobre o consumo responsável.

O gestor lembra que a Nave Equatorial é importante para “promover conscientização sobre mudança de hábitos, combate ao desperdício de energia no uso residencial e prevenção de acidentes, conectando também sustentabilidade e meio ambiente.”

Mais de 6,4 mil atendimentos foram realizados com a Nave Equatorial em Goiás

Desde o início das atividades, o projeto já percorreu 24 municípios e 59 escolas públicas estaduais e municipais, em parceria com as Secretarias de Educação. Entre as cidades visitadas estão Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Luziânia, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Catalão, Valparaíso, Formosa, Caldas Novas, Pirenópolis e Cidade de Goiás, entre outras.

Nave Equatorial

Os resultados impressionam: já foram capacitados 384 professores, 5.851 alunos e 113 diretores, coordenadores e secretários, com 23 mil familiares impactados indiretamente e mais de 6,4 mil atendimentos realizados pela Nave Equatorial.

Conscientização que pode moldar o futuro

Com tecnologias imersivas, jogos interativos e a proposta de conectar energia, meio ambiente e sustentabilidade, a Nave Equatorial demonstra que educar para o futuro é também cuidar do presente.

Entre os muitos rostos encantados pela experiência está o de Charlotte, de apenas 5 anos, aluna do Sesc Universitário de Goiânia. A pequena participou das atividades e resumiu o sentimento em uma frase simples e sincera: “Foi muito especial.”

Após a visita, a aluna passou a observar o consumo de energia em casa e até ajuda a família a economizar, exemplo do impacto positivo que o projeto tem gerado.

Nave Equatorial

Como solicitar a visita da Nave Equatorial?

A seleção das escolas participantes considera fatores como localização, projetos educacionais, renda média e IDH da região, além de conexões com iniciativas sociais da distribuidora. A ação contempla estudantes e professores do ensino fundamental e médio, além de universitários, técnicos e comunidade em geral.

“O projeto em si já mapeia algumas escolas em área de vulnerabilidade”, garante André Abrão.

Ainda assim, de acordo com o gerente, é possível fazer a solicitação para participação através dos e-mails [email protected] ou [email protected].

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Pollyana Cicatelli
Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.