Documentário sobre penitenciárias brasileiras chega à Netflix; veja detalhes

Saiba quando a produção será disponibilizada

"O Grito – Regime Disciplinar Diferenciado" expõe realidade do sistema penitenciário brasileiro (Foto: Pixabay)

A Netflix, gigante do streaming, lançou filme documentárioO Grito – Regime Disciplinar Diferenciado“, no último domingo, dia 29 de setembro.

O documentário investiga a realidade do sistema penitenciário brasileiro, focando nos efeitos da portaria 157/2019. A normativa, que restringiu os direitos de visita e a liberdade de movimentação dos detentos em presídios federais de segurança máxima, resultou na limitação do contato físico entre os prisioneiros e seus familiares.

Com uma abordagem sensível e complexa, o filmeO Grito – Regime Disciplinar Diferenciado” explora as consequências dessa portaria tanto para os detentos quanto para suas famílias, apresentando um panorama que reverbera em diversas camadas da sociedade. A produção traz entrevistas com parentes de prisioneiros, autoridades do sistema de justiça e especialistas, que oferecem uma visão abrangente sobre a situação precária enfrentada pela terceira maior população carcerária do mundo.

Por meio de depoimentos e análises, “O Grito – Regime Disciplinar Diferenciado” busca promover um debate essencial sobre reabilitação e ressocialização no contexto de um sistema penal que enfrenta sérios desafios.

O Brasil é o terceiro maior país quando o assunto se trata de população carcerária. Com mais de 800 mil habitantes em cárcere, o documentário expõe a realidade de tantos brasileiros e de suas famílias que enfrentam tal situação. Não apenas isso, “O Grito – Regime Disciplinar Diferenciado” também explora a precariedade do sistema, que impulsiona justamente o que tenta evitar: o crescimento das facções criminosas.


Autor: João Pedro Oliveira

Biólogo por formação, atualmente cursando Engenharia Ambiental. Apreciador de filmes e jogos de vários gêneros. Começou a escrever web novels, até chegar a posição de repórter.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.