Nova Veneza celebra cultura italiana com jantar e semana cultural; veja programação

Evento marca o início das atividades da 3ª Semana Cultural da Italianidade e reforça a importância da imigração italiana no município

Semana Cultural da Italianidade em Nova Veneza terá programação diversificada (Foto: divulgação)

A Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove) promove, nesta segunda-feira (24), um jantar típico em homenagem ao Dia do Imigrante Italiano, realizado oficialmente no dia 21 de fevereiro. O evento não apenas celebra a data, estabelecido pela Lei Federal nº 11.687/2008, mas também dá início aos preparativos para a terceira edição da Semana Cultural da Italianidade, que acontece em agosto.

O município de Nova Veneza, que recentemente conquistou o título de Cidade Italiana em Goiás por meio da Lei Estadual nº 22.518/2023, também comemora, neste ano, os 151 anos da imigração italiana no Brasil e os 113 anos da imigração italiana na cidade. Para Mercedes Sátiro, diretora-presidente da Acinove, a homenagem resgata a trajetória dos imigrantes que ajudaram a construir a história local. “É uma homenagem a esse povo que veio para cá, em busca de uma vida melhor, mas que, por
meio de muito esforço, contribuiu com a construção da história do Brasil.”

Semana Cultural da Italianidade: resgate e valorização das tradições

Com o objetivo de preservar e divulgar a herança cultural italiana, a Semana Cultural da Italianidade oferecerá uma programação variada para todas as idades, envolvendo escolas, comerciantes, descendentes e a comunidade em geral. A busca iniciativa não apenas fortalecer a memória da imigração, mas também aproximar as novas gerações de suas raízes italianas.

“É necessário promover momentos de interação entre a comunidade, com os descendentes da imigração, valorizando suas histórias e suas vivências, incentivando as escolas públicas do município a envolver os alunos com a questão da cultura italiana”, destaca Mercedes.

Durante os sete dias serão realizadas atividades culturais, artísticas e gastronômicas, incluindo:

  • Palestras e rodas de conversa sobre a história da imigração italiana;
  • Apresentações culturais em escolas e espaços públicos;
  • Concurso de redação e desenho , com estreia para os alunos das escolas municipais;
  • Registro histórico em vídeo-documentário , com depoimentos de descendentes, imagens de construções históricas, objetos, culinária e costumes locais.

Nova Veneza: gastronomia e desenvolvimento econômico

Além do resgate cultural, a Semana Cultural da Italianidade terá um impacto direto no setor gastronômico. Oficinas de culinária italiana serão promovidas até agosto, com chefs e especialistas locais, capacitando empreendedores e entusiastas da culinária tradicional.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.