“Oeste Outra Vez”: filme goiano premiado em Gramado estreia em mostra de cinema da capital

Filme teve a Chapada dos Veadeiros como cenário principal

Filmagens de 'Oeste Outra' foram realizadas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto divulgação)

O cinema goiano ganha grande destaque com a estreia do longa-metragem “Oeste Outra Vez”, dirigido pelo cineasta Érico Rassi. Após uma trajetória de sucesso em festivais, o filme será exibido exclusivamente em Goiás a partir de 6 de março. A pré-estreia acontecerá no cinema CineX, no dia 23 de fevereiro, durante a mostra de “O Amor, a Morte e as Paixões”. A produção chega ao estado antes de sua estreia nacional, marcada para 27 de março.

O filme, que teve a Chapada dos Veadeiros como cenário principal, especialmente no município de São João da Aliança, resgata elementos do gênero western para contar uma história marcada por conflitos, solidão e fragilidades masculinas. O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, como Ângelo Antônio, Babu Santana, Daniel Porpino, Antônio Pitanga, Tuanny Araújo e Elzio Vieira.

A trama acompanha a rivalidade entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), dois homens suportados pela vida, que entram em rota de discussões após serem abandonados pela mesma mulher. O enredo utiliza a estética do western brasileiro para explorar temas como solidão, fragilidade masculina e relações interpessoais, trazendo uma abordagem original, melancólica e bem-humorada.

Cinema goiano em alta

O diretor Érico Rassi, que se dedicou a um processo de pesquisa intenso, destaca a importância do longa para o cinema brasileiro. “Acho que é um momento especial do cinema brasileiro e fico muito feliz em saber que o Oeste Outra Vez vai estrear nesse momento, onde o público está não só voltando às salas, como também abraçando as produções nacionais. Oeste Outra Vez é um longa goiano que tem lotado sessões em todos os festivais por onde passa, talvez pela forma como utiliza a ambientação de um western para abordar a crise da masculinidade de maneira original, melancólica e bem-humorada ao mesmo tempo.”

A produtora Cristiane Miotto, da Vietnam Filmes, reforça a conexão do público com a obra e a expectativa para a estreia. “Fazer cinema brasileiro independente é um grande desafio, e o processo para realizarmos Oeste Outra Vez foi muito longo. Agora, a expectativa é enorme, porque, por onde passa, o filme tem gerado uma conexão forte com o público. Ele carrega uma potência que ressoa nas pessoas, e estamos ansiosos para vê-lo ganhar as telas de cinema em todo o Brasil, especialmente em Goiás.”

Reconhecimento internacional e vitórias em Gramado

Aclamado pela crítica, “Oeste Outra Vez” foi um dos grandes vencedores do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, um dos mais prestigiados eventos do cinema brasileiro e latino-americano. O filme levou para casa três Kikitos, incluindo Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério) e Melhor Fotografia (André Carvalheira).

Além do sucesso no Brasil, a produção também teve sua estreia internacional no Cinequest Film Festival, na Califórnia (EUA), consolidando sua prestígio no cenário global.

Produção e distribuição de “Oeste Outra Vez”

“Oeste Outra Vez” é uma produção das goianas Cristiane Miotto e Lidiana Reis, por meio das empresas Vietnam, Panaceia e Rio Bravo Filmes, com coprodução do Telecine e Canal Brasil e distribuição da O2 Play. O longo recebeu incentivos do Fundo Setorial do Audiovisual e PROAC/SP, além do apoio da Lei Paulo Gustavo, de Goiás, para sua distribuição.

Receba as principais notícias diariamente em seu celular. Entre no canal de WhatsApp do portal Gazeta Culturismo clicando aqui.


Autor: Pollyana Cicatelli

Jornalista pós-graduada em Comunicação Organizacional e especialista em Cultura, Arte e Entretenimento. Com ampla experiência em assessoria de imprensa para eventos, também compôs redações de vários veículos de comunicação. Já atuou como agente de viagens e agora se aventura no cinema como roteirista de animação.

Copyright © 2024 // Todos os direitos reservados.